Voltar NEP Sociojurídico da Academia apresenta resultados dos primeiros estudos sobre adoção

Participantes do Núcleo de Estudos e Pesquisas (NEP) Metodologias de Intervenção Sociojurídica nas Áreas da Criança, Adolescente e Família, do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), apresentaram mês passado (19/9) resultados do encerramento do primeiro projeto de pesquisa e de seis subprojetos desenvolvidos pelos grupos regionais de estudos de assistentes sociais do Estado.

A assistente social Elaine Cristina Mendonça, lotada na comarca de Brusque e líder do NEP Sociojurídico, ressaltou a importância da pesquisa e do estudo de temas ligados às áreas da criança, adolescente e família no Poder Judiciário de Santa Catarina, de forma a contribuir para a produção e disseminação de conhecimentos e o aperfeiçoamento de metodologias de trabalho.

“Este é um momento para marcar e comemorar os resultados do primeiro projeto de pesquisa e de seis subprojetos desenvolvidos pelo NEP”, mencionou, ao destacar a importância de visualizar os resultados das pesquisas, reavaliar a rotina de trabalho e sugerir mudanças no dia a dia com vistas em sempre aprimorar a qualidade dos serviços prestados pelo Poder Judiciário.

Print de reunião on-line.
 

Os NEPs compõem a estrutura da Academia Judicial (AJ). Visam ampliar e estimular a produção de conhecimento científico a partir da aptidão intelectual dos magistrados e servidores, bem como contribuir para a implementação de ações práticas e efetivas no Poder Judiciário de Santa Catarina.

A assistente social Fernanda Ely Borba, da comarca de Porto Belo e atual vice-líder do Núcleo Sociojurídico, pessoa que contribuiu para a implementação do NEP e compartilhou com os colegas do Estado sobre sua criação, ocasião em que atuou como líder, relatou que os projetos tiveram início com foco na adoção. A servidora citou, ainda, os principais objetivos do núcleo, que teve início no ano de 2018, e como ele tem se consolidado nos últimos cinco anos.

O servidor Gustavo Meneghetti, assistente social da comarca de Imbituba, que liderou o NEP Sociojurídico nos últimos quatro anos, sugeriu a busca de parcerias com os núcleos de pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e de outras universidades, de modo a agregar expertise, qualificar futuros projetos de pesquisa e impulsionar o desenvolvimento do Núcleo.

Segundo o NEP, há tratativas em andamento com a Academia Judicial para que os resultados apresentados pelos grupos em forma de artigo científico se tornem e-books. O objetivo é ampliar o acesso às informações pelos servidores do Poder Judiciário de Santa Catarina, profissionais da área e demais instituições.

Conheça os projetos: 

Desafios na materialização das diretrizes que regulamentam o trâmite da habilitação de pretendentes à adoção nas comarcas da região Extremo Oeste;

Um olhar sobre os reflexos dos cursos de preparação à adoção no perfil dos postulantes na região Meio-Oeste do Estado de Santa Catarina; 

Prelúdios da adoção: um estudo sobre a preparação de crianças institucionalizadas na fase de inserção em famílias adotivas;

Mapeamento das características sociofamiliares dos pretendentes que desistiram da adoção durante o estágio de convivência;

Estágio de convivência de crianças maiores de dois anos de idade e adolescentes;

Adoção de grupos de irmãos: uma análise sobre a garantia do direito à convivência familiar e manutenção dos vínculos fraternos.

Imagens: Divulgação/Reprodução-AJ
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.