Voltar No 1º júri com retorno gradual de atividades presenciais, réu depõe por vídeo no Oeste

O primeiro júri popular após o retorno gradual das atividades presenciais na comarca de Mondaí, no Extremo Oeste, foi realizado na última quinta-feira (8/10) de maneira diferente. Pela primeira vez, o réu não esteve presente na sessão. O acusado foi interrogado por videoconferência diretamente do complexo prisional de Porto Alegre/RS. Ele responde pelo homicídio do sogro, ocorrido em 2011 no interior de Mondaí.

A distância geográfica não foi empecilho para a realização do julgamento, já que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) disponibilizou gratuitamente o sistema de videoconferência à comarca e ao complexo prisional gaúcho. Assim, ele pôde acompanhar todo o júri. A sentença determinou o cumprimento de 16 anos de prisão, em regime fechado, por homicídio qualificado por uso de recurso que impossibilitou a defesa da vítima e motivo fútil.

Os demais participantes estavam presentes, mas com distanciamento adequado, máscaras individuais e álcool disponível o tempo todo. Foi permitida a entrada de até cinco familiares da vítima e outros cinco do réu. A sessão foi presidida pelo juiz Raul Bertani de Campos. Na acusação, esteve a promotora de justiça Fernanda Silva Villela Vasconcellos, e o advogado de defesa foi Irajá José Ferreira.

O réu estava foragido desde a data do crime, 6 de fevereiro de 2011, e foi preso em Porto Alegre em março de 2020, nove anos depois. A família dele reside naquela região, por isso permaneceu no presídio de lá. De acordo com informações dos autos, na noite do crime o acusado foi até a casa da ex-companheira com intenção de matá-la. O pai interveio e acabou atingido por dois golpes de faca no lado esquerdo do peito, não resistiu e morreu (Autos n. 0000455-07.2011.8.24.0043).

Ouça o nosso podcast.

Imagens: Divulgação/Comarca de Mondaí
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.