Voltar Novas unidades do Judiciário catarinense recebem certificação 100% digital da CGJ

Mais duas unidades do Poder Judiciário de Santa Catarina são agora 100% digitais e estão com seus processos totalmente informatizados - a 1ª Vara Cível da comarca de Tubarão e a Vara Única da comarca de Santa Rosa do Sul. O certificado, emitido pela Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ), é o resultado da dedicação das equipes das unidades, localizadas na região Sul, na digitalização total dos processos físicos de seus acervos.

Em Tubarão, segundo o servidor Bruno de Medeiros Beck, chefe de cartório da 1ª Vara Cível da comarca, no início da pandemia, em março de 2020, a unidade já contava poucos processos físicos em andamento, já que priorizava a digitalização desses processos quando ocorria movimentação processual. Todavia, o acervo de processos físicos arquivados administrativamente, sobrestados e suspensos alcançava cerca de 3.500 ações. “Com a migração gradual deste acervo para o sistema eproc entre meados de 2020 e início de 2021, a equipe, em esforço coletivo e com auxílio da equipe de digitalização do Fórum, promoveu a digitalização de todo o acervo, finalizando em novembro de 2021, restando poucos processos pendentes apenas de regularização nos sistemas de tramitação.”

Concluída a regularização das pendências no decorrer do início de 2022, a 1ª Vara Cível de Tubarão alcançou a certificação de Unidade 100% Digital. “Ressalto que trabalhar com todo o acervo digitalizado trouxe maior agilidade na tramitação processual e no atendimento às demandas, refletindo diretamente nos números da unidade, especialmente na redução do acervo de processos em andamento.” O reconhecimento é resultado do esforço conjunto de todos os colaboradores, servidores e estagiários, sob a supervisão do chefe de cartório e do juiz Paulo da Silva Filho, titular da unidade.


 

Já na comarca de Santa Rosa do Sul, segundo o servidor Rafael Cargnin Cunha, chefe da secretaria do foro, os servidores e estagiários se mobilizaram, especialmente durante a pandemia, para a digitalização do grande volume de acervo físico. Foram digitalizados aproximadamente 3 mil processos na comarca. O juiz Renato Della Giustina, diretor do foro, agradeceu o esforço pela conquista, fruto da dedicação e comprometimento de todos os serventuários.

Imagens: Divulgação/Comarcas
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.