Voltar Nove homens e uma mulher sentarão no banco dos réus em júris de outubro na Capital

A Vara do Tribunal do Júri da comarca da Capital realizará oito sessões durante o mês de outubro. Ao todo, nove homens e uma mulher sentarão no banco dos réus por crimes contra a vida cometidos em Florianópolis nos últimos anos. São quatro homicídios e quatro tentativas de homicídio que serão apreciados pelo Conselho de Sentença. Destaque para uma sessão em 17 de outubro, em que uma mulher será julgada pela morte do próprio marido no bairro Estreito.

Segundo a denúncia do Ministério Público, no dia 22 de maio de 2019, entre 9h e 11h, no interior de um apartamento na rua José Cândido da Silva, naquele bairro, a mulher matou o marido, um oficial da reserva da PMSC. De acordo com o laudo pericial, a vítima foi morta com golpes no crânio.

A acusada teria utilizado um halter de academia, que causou traumatismo cranioencefálico. Em seguida, não satisfeita, com uma faca, a denunciada cortou o punho direito e a região cervical anterior do homem. O esgorjamento foi a causa efetiva da morte do homem.

A lista dos jurados que farão parte dos sorteios das sessões do ano de 2023 já foi definida, mas quem quiser se inscrever para o ano de 2024 pode acessar o site do Tribunal de Justiça e verificar se preenche os requisitos exigidos. As sessões do Tribunal do Júri da comarca da Capital ocorrem às terças e quintas-feiras, com início às 9h, e os julgamentos são abertos ao público.

Veja os crimes*

3/10 - Três réus serão julgados pela morte de um homem, por acreditarem que ele era integrante de facção rival da que o grupo pertencia. Após a execução da vítima, os denunciados teriam ateado fogo ao corpo e o ocultado em uma cova rasa. Por isso, os réus são acusados dos crimes de homicídio qualificado, destruição e ocultação de cadáver e participação em organização criminosa (Autos n. 50519354720218240023).

5/10 - O Conselho de Sentença apreciará um crime de homicídio praticado no interior da Penitenciária de Florianópolis. Um dos internos teria asfixiado seu colega de cela em virtude de desentendimentos triviais e pretéritos. A denúncia apontou que o acusado se sentia ameaçado pelos olhares da vítima (Autos n. 50316645120208240023).

10/10 - Um homem é acusado de tentar matar sua companheira por meio cruel ao desferir-lhe diversos golpes, além de enforcá-la e bater sua cabeça na parede. Para se desvencilhar, a vítima pulou da sacada do seu apartamento, situado no terceiro andar, e se deslocou até um estabelecimento próximo. O crime teria ocorrido em razão de uma discussão entre ambos por conta da visualização de mensagens, pela vítima, no celular do acusado (segredo de justiça).

17/10 - Uma mulher é acusada de matar seu marido ao golpeá-lo na cabeça com um halter de academia. Na sequência, a ré teria cortado o punho direito e o pescoço da vítima (Autos n. 00076190520198240023).

19/10 - Quatro réus são acusados de matar um homem em junho de 2020, no bairro Monte Verde. De acordo com a denúncia, o crime ocorreu porque a vítima era funcionária da Segurança Pública do Estado de Santa Catarina e foi processada pela morte de um adolescente que traficava para os denunciados. Os réus também são acusados dos delitos de destruição de cadáver e participação em organização criminosa, além do furto da motocicleta da vítima. Em razão da cisão dos autos, apenas um réu será julgado nesta data, os demais já foram submetidos a julgamento (segredo de justiça).

24/10 - O caso que será apreciado pelos jurados é de um homem que teria tentado matar sua prima ao colocar uma faca afiada em seu pescoço. Segundo a acusação, o réu se prevaleceu da relação familiar que mantinha com a ofendida, subjugando-a em razão de sua condição de sexo feminino. O crime ainda teria ocorrido na presença da mãe da vítima (segredo de justiça).

26/10 - Uma tentativa de homicídio qualificada, ocorrida em um bar no centro de Florianópolis, é o crime que será apreciado pelos jurados nesta data. Conforme a denúncia, o réu era cliente do estabelecimento e desferiu uma facada na proprietária por ela não ter permitido a venda de entorpecentes no local (Autos n. 50182310920228240023).

31/10 - Um homem é acusado de matar a vítima com diversos disparos de arma de fogo, por não saber a respeito da autoria de um crime de homicídio ocorrido anteriormente. O fato ocorreu em via pública no bairro São João do Rio Vermelho, em setembro de 2022 (Autos n. 51290718620228240023).

*conforme a denúncia do Ministério Público

Imagens: Divulgação/TJSC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.