Voltar Novos Caminhos está atento à saúde mental de quem cuida e é cuidado

Envolvidos com o programa Novos Caminhos.
 

O programa Novos Caminhos amplia os olhares e a atenção com a saúde mental, que é difundida entre os adolescentes participantes do programa e os cuidadores dos serviços de acolhimento no Oeste e Meio-Oeste, respectivamente. Oficinas com essa temática foram e estão sendo, com frequência, ministradas em diversas partes do Estado.

Momentos preciosos no Oeste

No último sábado (17/6), os adolescentes dos serviços de acolhimento de Irani, Concórdia e Itá participaram da segunda etapa da Oficina de Saúde Mental. Dessa vez, o tema foi “Habilidades Sociais”. As atividades foram conduzidas pela psicóloga voluntária Samira Ferreira de Lima. “Resgatamos a importância de os adolescentes reconhecerem as emoções que estão sentindo, pois quando conseguem nomeá-las conseguem raciocinar e, desta forma, conseguem também pensar o que pode ser feito quando sentem cada emoção, mesmo diante do ciclo da vida: tentar, cair, levantar, recomeçar, nunca desistir”, explica.

Samira apresentou aos adolescentes a balança do equilíbrio das emoções e o que deve ser feito quando uma emoção está em desequilíbrio. A psicóloga deu dicas de como respirar fundo, acalmar-se, sair de cena, fazer exercícios físicos, pensar em coisas boas, olhar fotos... Trouxe também uma atividade para identificar quais frases se encaixam no comportamento passivo, assertivo e agressivo, exercitando a comunicação não violenta. Destacou ainda a importância de conversar e interagir com outras pessoas para ter um melhor direcionamento.

Para finalizar, os adolescentes realizaram oficina de esportes na quadra, conduzida pela professora do SESI Ariela Fantin Cavalli. Em uma atividade integrativa, os adolescentes colocaram em prática as informações apresentadas. “Conectados, os jovens trabalharam em equipe e, assim, perceberam a importância da união. Foram momentos preciosos!”, avaliou a gerente de Responsabilidade Social da Federação das Indústrias de Santa Catarina no Alto Uruguai e Centro-Oeste catarinense, Elaine Cristina Blödorn Martins.

As oficinas de saúde mental no Meio-Oeste contam com a parceria do curso de Psicologia da Unoesc. Desde maio, estudantes da 9ª fase se encontram com os cuidadores dos serviços de acolhimento de Joaçaba, Tangará, Herval d'Oeste e Capinzal.  Na última reunião, o tema trabalhado com os participantes foi treinamento e desenvolvimento de habilidades sociais, com percepção do eu e percepção do outro.

Além de ouvir as orientações e falar sobre suas experiências, os cuidadores tiveram o momento de colocar a criatividade em prática e exercitar as habilidades. Os encontros desta oficina tiveram resultados positivos, e os participantes registraram uma solicitação. “Os cuidadores estão animados e já manifestaram interesse em continuar os encontros no segundo semestre”, destaca Elaine, que também é interlocutora do Novos Caminhos pela Fiesc na região.

Elaine reforça, ainda, a importância que a atividade tem no atendimento às crianças e adolescentes. “Esses são momentos de partilha e fortalecimento de um grupo que cuida. É cuidar de quem cuida, na verdade. O reflexo disso tudo se dará no dia a dia com aqueles que estão inseridos nas instituições de acolhimento.” 

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.