Voltar Novos Caminhos presta homenagens a jovens e parceiros do programa em Lages

Empresas parceiras receberam um certificado e o selo de Empresa Cidadã

A cerimônia realizada em Lages na quarta-feira (24/4) marcou mais um importante passo na vida dos adolescentes participantes do Novos Caminhos na região serrana. O ato celebrou a conclusão das atividades ofertadas em 2023 e prestou homenagem aos jovens pela dedicação e comprometimento. Na oportunidade, empresas parceiras receberam um certificado e o selo de Empresa Cidadã. As reverências se estenderam às empresas amigas do programa, casas de acolhimento e equipes técnicas.

Um dos adolescentes dedilhou uma música que aprendeu nas aulas de violão oferecidas pelo Sesc. Quem fez uso da palavra em nome da turma foi a jovem Fernanda Waltrick, de 17 anos. Ela usou uma frase de Michelle Obama para representar o que sentia naquele momento. “Quando os tempos ficarem difíceis e o medo se instaurar, pense naquelas pessoas que abriram caminho para você e naquelas que estão contando com você para abrir o caminho para elas. Nunca deixe que a insegurança ou o medo ditem o curso da sua vida.” Assim, Fernanda, que já está desacolhida e morando com um irmão, agradeceu pela oportunidade. “O Novos Caminhos fez muita diferença em minha vida. Se não fosse o programa, não teria chegado aonde estou. Agradeço a todos que me apoiaram e continuam ao meu lado.”

A empresa Vossko do Brasil contratou Fernanda para atuar na área administrativa do 6º Batalhão de Polícia Militar, em Lages, em novembro de 2023. O tenente André Luiz Albino diz que a jovem tem contribuído para as atividades e vê um significativo crescimento dela no trabalho. “A Fernanda é muito dedicada e está sabendo aproveitar a oportunidade oferecida. Para ela, e para nós, esta é uma experiência bastante rica.”

O magistrado Ricardo Alexandre Fiúza, titular da Vara da Infância e Juventude, acompanha o programa na comarca de Lages desde que foi instituído, em 2013. “Vejo o fortalecimento do Novos Caminhos ano a ano, e isso mostra a importância do programa para o desenvolvimento e preparação dos jovens acolhidos. É fundamental oferecer suporte e oportunidades para que eles possam construir um futuro mais promissor. O envolvimento do Judiciário e de outras instituições nesse processo é realmente inspirador.”

Quem também acompanha a evolução do programa na região é o vice-presidente da Fiesc para a Serra Catarinense, Israel Marcon. Para ele, o engajamento das indústrias e outras empresas é o que dá sentido ao programa na oferta de oportunidades aos adolescentes participantes. “O apoio e investimento desses setores demonstram um compromisso social importante. Para nós, ver que o industrial acolhe esses jovens é o suprassumo do projeto, porque estão possibilitando um futuro melhor para eles.”

A cerimônia foi acompanhada por representantes das entidades envolvidas no programa, casas de acolhimento, empresas parceiras e autoridades, entre elas a juíza Helena Vonsovicz, da comarca de Otacílio Costa; o juiz Alexandre Takaschima, diretor do foro da comarca de Lages; e a juíza substituta Camila Reis Rettore. As homenagens foram entregues às Empresas Cidadãs e Amigas do Novos Caminhos: Celesc, G13 Compensados, prefeituras de Lages, Correia Pinto e Bom Retiro, Secretaria de Educação de Correia Pinto, Vossko do Brasil, 6º Batalhão de Polícia Militar, Farma Sesi e Potenza.

Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa
Atendimento à Imprensa

Copiar o link desta notícia.