Novos juízes do Poder Judiciário de SC começam Curso Oficial de Formação Inicial - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Novos juízes do Poder Judiciário de SC começam Curso Oficial de Formação Inicial

Objetivo é contribuir para melhoria da prestação jurisdicional

26 Maio 2025 | 16h29min
  • Aprimoramento

Os 40 novos magistrados e magistradas do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) começaram nesta segunda-feira, 26 de maio, o 17º Curso Oficial de Formação Inicial para a Magistratura, que terá 600 horas de duração. A solenidade de abertura ocorreu no auditório Thereza Tang, na sede do Judiciário catarinense, com a presença do diretor-executivo da Academia Judicial, desembargador Luiz Felipe Schuch, e do corregedor-geral da Justiça, desembargador Luiz Antônio Zanini Fornerolli. A Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) foi representada pelo 2º vice-presidente, desembargador aposentado Salim Schead dos Santos.

O desembargador Luiz Felipe Schuch lembrou que o curso oferecido pela Academia Judicial do TJSC é credenciado e recomendado pela Escola Nacional de Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). “Cada um de vocês é uma inteligência que o Judiciário de Santa Catarina trouxe para os seus quadros. Vocês são colegas qualificados, mas nós queremos que vocês comecem a sua atividade judicial efetiva ainda mais qualificados e preparados. Porque, se o erro humano faz parte da nossa natureza, o erro judicial pode ser evitado. E será evitado desde que nós estejamos absolutamente preparados, deontologicamente, tecnicamente e psicologicamente”, anotou o diretor-executivo.

A intenção do curso é proporcionar às juízas e aos juízes substitutos recém-empossados a formação necessária para o exercício das funções judicantes e gerenciais a partir do desenvolvimento de competências essenciais à carreira da magistratura, sustentadas pelos princípios humanísticos, éticos e deontológicos. O curso também oferecerá aprimoramento no campo intelectual e aperfeiçoamento das relações interpessoais. O objetivo é que as novas magistradas e magistrados sejam capazes de reconhecer seu verdadeiro papel perante a sociedade, ao contribuir para a melhoria da prestação jurisdicional e o cumprimento das metas institucionais.

Em nome do corpo diretivo do TJSC, o corregedor-geral da Justiça deu as boas-vindas. “O Poder Judiciário os recebe de braços abertos, na certeza de que vossas excelências, a partir de hoje, começam efetivamente uma nova realidade em suas vidas. A partir de hoje, efetivamente, os senhores são juízes. E como juízes, depois nós vamos tratar disso, têm que se comportar como magistrados. E depois nós vamos conversar como é que nós entendemos qual é o comportamento hábil de um magistrado na vida profissional e, sobretudo, na vida pessoal. Tenham todos um bom dia e, mais uma vez, sintam-se abraçados, sejam bem-vindos", disse o desembargador Luiz Antônio Zanini Fornerolli.

Pela Academia Judicial, a solenidade de abertura contou com a presença do diretor de Pesquisa e Extensão, juiz Bruno Makowiecky Salles; do diretor de Formação da Magistratura, juiz Jefferson Zanini; e do secretário executivo, Alexandre dos Anjos. Os juízes-corregedores Laudenir Fernando Petroncini, Humberto Goulart da Silveira, Maximiliano Losso Bunn e Raphael Mendes Barbosa, além dos juízes auxiliares Marlon Negri e Rafael Fleck, entre outras autoridades, também participaram da cerimônia.

 

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-07:8080