Voltar Núcleo de Justiça Restaurativa aborda comunicação não violenta com jovens de Lages

De forma lúdica, com música, dança e um docinho, foi possível tratar de um tema relevante, que é a comunicação não violenta, com mais de 40 adolescentes em Lages. A atividade ocorreu no fim de semana com participantes do projeto Semear e foi desenvolvida pelo Núcleo de Justiça Restaurativa da comarca local.

Cada um teve seu momento de fala e escuta. Para isso, foram utilizadas algumas dinâmicas, como a rodada do bastão da fala, para os adolescentes compreenderem o desenvolvimento do trabalho. A técnica consiste em indicar que quem segura o objeto tem a oportunidade de falar enquanto os demais fazem escuta ativa.

Larissa Simiano é estagiária da 4ª Vara Cível e voluntária no projeto. Ela mediou a realização do círculo de construção de paz com os adolescentes. “A adolescência, especialmente para jovens em situação de vulnerabilidade social como os participantes do projeto Semear, pode apresentar inúmeros desafios, entre eles aprender a lidar com as emoções e como externá-las. A abordagem feita pelo juiz Alexandre Takaschima trouxe essa aprendizagem para a turma de maneira séria e ao mesmo tempo divertida”, conta.

Além do magistrado, quem também atuou como facilitador foi o servidor Ildemar José da Costa. “Os adolescentes foram bastante participativos e demonstraram estar bem animados a construir diálogos em uma nova comunicação sem violência”, reflete.

Ariane Machado Basquerote, uma das idealizadoras do projeto, participou da atividade. “Eles aprenderam a ser responsáveis nas tomadas de decisões que atingem as próprias emoções, o que, aliás, é uma das formas mais eficazes para evitar conflitos externos e internos”. A parceria com o Judiciário terá uma nova etapa. Com foco nas possibilidades de futuro profissional, haverá em breve uma visita ao Fórum da comarca de Lages.

Sobre o projeto Semear

O Projeto Semear Lages foi criado em 2015 com o objetivo precípuo de doar doces e alimentos a comunidades carentes de Lages. Com o advento da pandemia e o aumento considerável de desigualdade social, o projeto Semear Lages se reinventou e propôs à comunidade a realização de aulas cidadãs, nas quais mães e filhos participam do curso com o ideal de se tornarem agentes de mudança social.

Por meio de programas como o Qualificar para Transformar, Olhando para o Futuro e Formação de Lideranças, o projeto Semear Lages propõe às famílias a qualificação com dinamismo e desafios, e recebe sobretudo a mudança de perspectiva de vida dessas famílias, com o direito de sonhar e almejar um futuro promissor.

O projeto Semear tem parceria com a Uniplac e atende a famílias dos bairros Caça e Tiro, Habitação, Ponte Grande, Morro Grande, Várzea e Bom Jesus. A sede do projeto está localizada na universidade, no laboratório e incubadora Midi.

Imagens: Divulgação/Comarca de Lages
Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa
Atendimento à Imprensa

Copiar o link desta notícia.