Voltar Obras do novo Fórum de Rio do Sul focam em economia, sustentabilidade e segurança

As obras do novo Fórum de Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, foram retomadas no dia 8 deste mês. Localizado no bairro Laranjeiras, o Fórum terá 10 mil metros quadrados e atenderá inicialmente a 10 varas. Projetada pela Diretoria de Engenharia e Arquitetura (DEA) do TJ, a obra é composta de cinco blocos - um para o Ministério Público, um para o Salão do Júri e os demais para uso do Tribunal.

A edificação segue as normas técnicas de acessibilidade - conta com elevador interno e plataforma elevatória externa para possibilitar o ingresso de cadeirantes. É também sustentável, com telhado ecológico que minimiza a incidência de calor nos ambientes, fazendo com que se economize energia elétrica do ar-condicionado. Além disso, o projeto prevê a reutilização da água da chuva para uso em vasos sanitários, para irrigar o gramado e para o sistema de refrigeração.

De acordo com o diretor do Fórum, juiz Cláudio Márcio Areco Júnior, a nova sede "trará mais segurança aos 100 mil jurisdicionados e propiciará, além da economia mensal de R$ 10 mil com aluguel pelo Poder Judiciário, grande economia ao município-sede, que receberá a edificação do antigo Fórum". Sede da região metropolitana do Alto Vale, a comarca de entrância final é composta do município-sede e também de Agronômica, Aurora, Lontras e Presidente Nereu. Ao todo, são 300 mil habitantes.

A construção do novo Fórum foi iniciada em 2014, mas a empresa responsável descumpriu cláusulas contratuais e o contrato foi rescindido. O investimento nesta nova etapa é de R$ 18 milhões, oriundos do Fundo de Reaparelhamento da Justiça. A obra - agora sob a responsabilidade da Estrutura Engenharia Ltda. - deverá ficar pronta em julho de 2020.

 

Imagens: Divulgação/DEA/TJ/SC
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Fabrício Severino
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.