Voltar Oficinas e visitas apresentam oportunidades aos jovens do programa Novos Caminhos no Vale

Adolescentes em oficina de confeitaria.
 

Os adolescentes do Programa Novos Caminhos na região do Vale do Itajaí participaram recentemente de três oficinas e de uma visita técnica. O objetivo das atividades é ampliar o conhecimento deles e apresentar áreas que podem se tornar uma oportunidade de trabalho e futura profissão.

Neste mês (3/6) a Oficina de Primeiro Socorros contou com 25 participantes. Na ocasião, foram abordadas formas de prevenção de acidentes, segurança dos ambientes onde residem, avaliação inicial da vítima, o que fazer em situação de Obstrução das Vias Aéreas por Corpo Estranho, queimaduras, choque elétrico entre outros. Orientações básicas para que o adolescentes saibam agir frente a tais eventos, como evitá-los e como ministrar os primeiros socorros, evitando complicações decorrentes de procedimentos inadequados foram repassadas pelas voluntárias Audri Lara Rodrigues, Marisa e Nathália Doring.

Em maio foram promovidas outras três atividades: uma visita técnica na Belli Studio, em Blumenau, e uma oficina de Práticas de Confeitaria e outra oficina de Biju. A visita que encantou a todos contou com a participação de 23 pessoas. Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer e aprender sobre o desenvolvimento de todas as etapas do processo de produção de animação e alguns jovens aproveitaram a oportunidade para entregar seus currículos.

Jovens em oficina de primeiros socorros.
 

“Ficamos surpresos com a grandiosidade do processo, o número de profissionais envolvidos para o mesmo projeto e os inúmeros detalhes, que vai desde a criação detalhada do roteiro, sonorização, design de personagens, pintura de cenário, criação de áudio guia até a definição do estilo de traços e movimentos da animação. Passamos por todos os ambientes de criação e algumas curiosidades nos impressionaram, como o tempo que uma das profissionais levou para concluir uma única cena de apenas dois segundos, ela precisou dedicar-se seis dias”, compartilha a interlocutora de Responsabilidade Social da Fiesc-Sesi Senai, Lígia Urbini Eugênio.

Já a oficina de Práticas de Confeitaria teve a participação de 35 adolescentes. No laboratório de confeitaria, sob a orientação do professor voluntário, Iuri Leonardo Agostinho, eles  produziram cupcakes e confeitaram com os kits disponibilizados. Foram momentos de bastante integração, trabalho em equipe, autonomia, destreza e organização. Ao final, todos puderam provar as produções e ainda, levar para casa. No mesmo dia ocorreu a oficina de Biju, com o auxílio das voluntárias Mylena Souza Preto, Lígia Dione da Costa, Elizabeth Bertoldo Cordeiro e Amanda Haas Rondônia. Os participantes puderam criar pulseiras, anéis e colares utilizando miçangas. A criatividade e atenção foram os elementos de maior destaque.

Adolescentes que participaram das oficinas.
 

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.