Voltar Palestra e ações de saúde abrem mês de conscientização e combate ao câncer de mama 

Palestra de conscientização do câncer de mama.
 

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que serão diagnosticados, em Santa Catarina, 3.860 novos casos de câncer de mama apenas neste ano. Dados do sistema de informações sobre mortalidade apontam que, em 2022, morreram 753 pessoas vítimas da doença no Estado. Nos últimos cinco anos, 87 mulheres que trabalham no Poder Judiciário catarinense tiveram câncer de mama.  

Os dados mostram a importância do Outubro Rosa, aberto oficialmente no PJSC, na tarde desta quarta-feira (4), com a palestra da médica Renata Braga Figueira no auditório Thereza Tang, na sede da instituição em Florianópolis. 

Servidores posam para foto usando roupas cor de rosa.
 

Na cerimônia, para fomentar as ações do Outubro Rosa, o presidente do TJSC, desembargador João Henrique Blasi, lançou um desafio às 112 comarcas do Estado para que “iluminem seus fóruns, enfeitem suas áreas de recepção e enviem fotos de suas equipes – com a cor temática do mês – para o e-mail da Diretoria de Saúde”. Magistradas e magistrados, servidoras e servidores podem publicar as fotos nas redes sociais e marcar com a hashtag #SomosTodosRosaNoPJSC.  

Mesa de autoridades na abertura do mês.
 

O diretor-geral administrativo, Alexsandro Postali, ressaltou que a atividade se coaduna com as diretrizes da atual gestão: foco na dimensão humana e nas relações interinstitucionais. “Esta iniciativa faz parte de um amplo movimento – desenvolvido pela Diretoria de Saúde e de Qualidade de Vida – de prevenção, de cuidados com a saúde e de acolhimento”, pontuou.

Palestrante.
      

Nessa mesma linha se posicionou a médica Graciela de Oliveira Richter, no comando da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida. Ela anunciou as atividades que serão desenvolvidas nesta edição do Outubro Rosa na capital e nas comarcas. Ainda nesta quarta-feira, na sede do TJ, foram ofertados por equipe multidisciplinar serviços de saúde como bioimpedância, glicemia capilar, aferição da pressão arterial e auriculoterapia.

Na palestra, a médica Renata – que é ginecologista e obstetra da Policlínica da Mulher e da Criança de Florianópolis – falou sobre a promoção da saúde no climatério. “É uma fase tão rica em sintomas para as mulheres que elas têm dificuldade em encontrar tratamento e apoio nesse momento”, disse. A íntegra da palestra você pode assistir aqui.  

Servidores posam para foto usando roupas cor de rosa.
 

Além de servidoras e servidores, a solenidade contou com a presença do 1º vice-presidente do TJSC, desembargador Altamiro de Oliveira; da desembargadora Denise Haidée Grin; e dos juízes auxiliares da Presidência Rafael Sandi e Iolanda Volkmann, entre outras autoridades. 

Também estiveram presentes representantes da OAB de Santa Catarina, Assembleia Legislativa, Ministério Público, Tribunal de Contas, Tribunal Regional Eleitoral, Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região e Prefeitura Municipal de Florianópolis. O evento de outubro faz parte das comemorações do aniversário de 132 anos do TJSC.

Palestrante.
 

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.