Voltar Palavra do Presidente aborda o InovaGovSC, a nova rede colaborativa do setor público

O InovaGovSC, a nova rede de inovação do setor público catarinense, foi o tema da 45ª edição do programa Palavra do Presidente, transmitido ao vivo nesta quinta-feira (8/7) pelo canal do TJSC no YouTube e intranet para 111 comarcas de Santa Catarina. A nova rede será lançada no próximo dia 15 de julho com a participação dos chefes dos três Poderes, além do Ministério Público (MPSC) e Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE-SC).

A 45ª edição do programa teve a participação de convidados por videoconferência. Na mensagem inicial, o presidente do PJSC, desembargador Ricardo Roesler, destacou que a inovação é um dos eixos da administração do Poder Judiciário catarinense. "Inovar dentro do serviço público é sempre muito difícil, é sempre um grande desafio. E dentro desse conceito, trabalhar em conjunto a inovação é um grande desafio", declarou.

O assessor de Governança Estratégica de Tecnologia da Informação e Comunicação e coordenador do Projeto InovaTCE, Jairo Wensing, fez um resgate histórico da criação da rede InovaGovSC. Ele relembrou a parceria selada entre TCE-SC e MPSC em 2020, que criou um grupo de trabalho para desenvolver ações conjuntas relacionadas à inovação e incorporou representantes de outros órgãos, como Alesc e PJSC. "Ou seja, trata-se de um novo momento da administração pública, pois a iniciativa privada já se beneficiava da inovação, e a administração pública ainda não", salientou.

O promotor de Justiça Guilherme Zattar coordena o Núcleo de Inovação do Centro de Apoio Operacional Técnico do MPSC e lembrou que os projetos do MPSC e do TCE-SC relativos à inovação eram muito semelhantes. "Apesar de termos a inovação como lema desde o início da gestão do procurador Fernando Comin, a gente tem mais orgulho das iniciativas que são conjuntas. É juntos que podemos fazer melhores entregas para o cidadão catarinense. Com o InovaGovBr, a gente espera que essas iniciativas que já acontecem sejam mais frequentes e de forma mais intensa no dia a dia", afirmou.

A coordenadora do Laboratório de Inovação do Governo do Estado (Nidus), Luana Bayestorff, afirmou que essa conexão entre os Poderes propiciada pelo InovaGovSC faz toda a diferença para entender as necessidades e dividir os problemas dos órgãos públicos. "Inovação e tecnologia se fazem com pessoas, pessoas diferentes, com suas particularidades, suas necessidades. E no fim a gente vê que um pode ajudar o outro e esse é o fundamento da nossa rede colaborativa de inovação", concluiu.

Para o analista legislativo Márcio Welter, representante do Laboratório de Inovação da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), o desafio é inovar e também estar mais presente no dia a dia do povo catarinense. "O Poder parlamentar entende que a inovação não é só tecnologia. Inovação está em atitudes. Esse é o diferencial de ser inovador tanto no serviço público como na própria sociedade em geral", enfatizou.

O assessor de Atividades Específicas do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) e coordenador do JudLab, Marcos Leon Bianchi, reforçou a fala da coordenadora do Nidus, Luana Bayestorff. "Inovação se faz com ideias, e, por ser feita por pessoas e ideias, é uma constante. É uma provocação constante de fazer melhor", completou.

Assista ao programa.

Ouça o nosso podcast.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.