Voltar Palestra marca a abertura do Projeto Idoso em Foco em evento no Tribunal de Justiça

II Seminário Direito de Ser Idoso será segunda

Mais de 200 pessoas participaram hoje (18/9), no Salão Pleno do TJ, do início das atividades do Projeto Idoso em Foco, do Sesc (Serviço Social do Comércio), que marcou a abertura do mês do idoso. São previstos eventos durante os meses de setembro e outubro, em parceria com o Tribunal de Justiça, por meio do Núcleo V da Corregedoria-Geral da Justiça, e mais 11 instituições.

 

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Luiz Cezar Medeiros, destacou na abertura a necessidade de resgate do respeito ao idoso, e ponderou que o trabalho que ele realiza atualmente irá melhorar o futuro dos jovens de hoje. O magistrado destacou que o respeito ao idoso não é devido apenas pelo que ele contribuiu, mas pelo trabalho em ações de conscientização e melhoria da qualidade de vida. "Na Corregedoria, temos uma atenção especial com dois extremos que precisam de medidas de proteção: as crianças e o idoso", explicou Medeiros.

 

A presidente da Comissão Municipal do Idoso de Florianópolis, Lenir Nunes, afirmou que cada pessoa idosa presente no evento "é plena de força e fé e é prova de que tem muito a partilhar". Lembrou, ainda, sua experiência de vida, em que depois dos 50 anos conseguiu frequentar os bancos da Universidade Federal de Santa Catarina, através do Neti (Núcleo de Estudos da Terceira Idade). O evento encerrou com a apresentação do grupo vocal Floripa En'Canta. Na segunda e terça-feira, dias 22 e 23 de setembro, também no auditório do Pleno, a programação terá continuidade com o II Seminário Direito de Ser Idoso, organizado pelo TJ em parceira com a Comissão Estadual do Idoso da OAB/SC e o Conselho Municipal do Idoso. Confira a programação do seminário:

 

Dia 22/9

*9h30min às 10h - Solenidade de abertura com apresentação do Grupo de Seresta do Núcleo de Estudos da Terceira Idade - UFSC

*10h às 11h - "A Família e o Processo de Envelhecimento"

*11h15min às 12h - "Políticas Públicas para Atendimento da Pessoa Idosa"

*13h30min às 15h - "Conhecendo a Legislação"

*15h30min às 17h - Mesa "A Legislação e a Prática: análise crítica e sugestões de alteração do Estatuto do Idoso".

Dia 23/9

*10h às 10h30min - "Idoso Vítima de Violência - Identificação dos Sinais e Abordagem"

*10h45min às 12h30min - Mesa "Violência Contra o Idoso, o que Fazer?".

 

Imagens: Sandra de Araujo/Assessoria de Imprensa TJSC
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa, Maria Fernanda Martins e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.