Voltar Para presidente do TJ, videoaudiência faz Justiça criminal ingressar no século 21

Instalação do sistema ocorreu nesta tarde

A Justiça criminal e a área de execução penal de Santa Catarina, finalmente, ingressaram no século 21. A constatação partiu do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Nelson Schaefer Martins, ao participar de dois atos nesta tarde (30/6), ambos em Itajaí, que marcaram a instalação do serviço de videoaudiência, que passará a permitir a coleta de depoimentos à distância entre detentos do Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí, no distrito de Canhanduba, e magistrados das Varas Criminais da comarca de Itajaí. O investimento inicial foi de R$ 100 mil.

As pessoas que acompanharam a solenidade no presídio, que contou inclusive com a participação do governador Raimundo Colombo, foram testemunhas deste momento único para o sistema judicial e carcerário no Estado. "Ganhamos todos com esta iniciativa, que garante economia aos cofres públicos por evitar o vai e vem de presos para audiências, reforça a segurança de servidores, magistrados, agentes prisionais e populares, e agiliza os processos penais ao garantir celeridade aos atos de oitiva de sentenciados", pontuou o presidente do TJ. Ele registrou seu agradecimento ao governo do Estado, especialmente à secretária de Justiça e Cidadania, Ada de Luca, cuja pasta uniu-se ao Judiciário para garantir a instalação do programa piloto no complexo da Canhanduba, onde 3,6 mil presos cumprem pena. A instituição prisional é reconhecida como de excelência dentro do sistema catarinense.

O juiz Pedro Walicoski Carvalho, titular da Vara de Execuções Penais de Itajaí, também estava satisfeito com a concretização de um sonho que já alimentava há muito tempo. "Nosso presídio sempre esteve entre os melhores, porém tínhamos problemas em ouvir os presos - numa hora a viatura estava quebrada, noutra não havia policiais suficientes para escolta. Creio que nossos problemas se acabaram", comentou o magistrado. O programa, agora ativado, servirá de piloto e deverá se estender para outros grandes presídios do Estado. O presidente participou da inauguração da sala de videoaudiência no complexo prisional e, mais tarde, foi conferir a sala montada na sede do Fórum de Itajaí. Nas duas ocasiões, o sistema operou de forma satisfatória. Um ato na comarca, com a participação da juíza Sônia Moroso, diretora do Foro, encerrou um dia histórico para a Justiça catarinense. 

Imagens: Júlio Cavalheiro/Secom e Ângelo Medeiros/TJSC
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa, Maria Fernanda Martins e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.