Voltar Para uma cultura de respeito e inclusão, é necessário falar sobre acessibilidade

"É importante refletir sobre acessibilidade e inclusão porque isso estimula a busca pela igualdade." É o que defende Marcelo Dias e Silva, coordenador da 1ª Semana de Acessibilidade e Inclusão do Poder Judiciário de Santa Catarina, que será realizada de forma on-line de 30 de novembro a 4 de dezembro. Marcelo é analista administrativo e chefe da Divisão de Desenvolvimento de Pessoas, da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP). Servidor do Judiciário desde 2007, há oito anos atua na DGP no desenvolvimento de ações com foco no bem-estar dos colaboradores e na qualidade de vida no trabalho. Confira a entrevista:

Qual é o objetivo da Semana?

O objetivo é fomentar a reflexão e promover discussão sobre a relevância do tema e formas de melhorar as condições de acessibilidade, inclusão e integração de colaboradores com deficiência. A Semana pretende ainda contribuir para o desenvolvimento da cultura da integração e do respeito às diferenças.

Quais serão as atividades realizadas na Semana?

Serão realizadas duas lives (no dia 1º de dezembro e no dia 2, sempre às 19h) que irão abordar os seguintes temas: "A Pessoa com Deficiência no Contexto Atual: desafios, avanços e benefícios da inclusão para a sociedade" e "A perspectiva da inclusão da pessoa com deficiência no ambiente laborativo, com ênfase no combate ao capacitismo". Será realizado ainda o Programa Palavra do Presidente, no dia 3, sobre esse relevante tema, com participação de colaboradores PcDs (Pessoas com deficiência). Ao longo da semana, divulgaremos dicas sobre os direitos de pessoas e servidores com deficiência e dicas de gestão sobre como contribuir para a inclusão de colaboradores PcDs na equipe.

Por que é importante falar deste tema?

Acessibilidade e inclusão ainda são temas pouco debatidos e pouco presentes na vida das pessoas que não têm deficiência. Refletir sobre a importância de vivermos em um mundo acessível e inclusivo estimula novas iniciativas para que sejam oferecidas, cada vez mais, condições de igualdade a todos. Isso é fundamental para que possamos ter um olhar de respeito e para adequar nossas atitudes com foco na inclusão e integração de todos, sem distinção.

Quem idealizou e quem está organizando a Semana?

A Semana foi idealizada pela equipe multidisciplinar do Programa Integra, que conta com a participação de integrantes de diversas unidades administrativas e de magistrados e servidores PcDs. A semana está sendo organizada por integrantes dessa equipe, com a importante colaboração do Núcleo de Comunicação Institucional e o apoio da Presidência do TJSC.

Imagens: Freepik
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.