Voltar Parceria entre Tribunal e Unifebe garante unidade do Cejusc para comarca de Brusque

Desafio é implantar cultura da paz

Uma parceria entre Tribunal de Justiça e o Centro Universitário de Brusque (Unifebe) permitiu que uma unidade do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) fosse instalada na tarde de quinta-feira (10/9) naquela comarca do Vale do Itajaí. Ela passará a funcionar nas novas dependências do Núcleo de Prática Jurídica daquela universidade, no bairro Santa Terezinha, sob a coordenação da juíza Camila Coelho, atual titular do Juizado Especial Cível e Criminal da comarca de Brusque.

"Em um cenário cinzento em que nosso estado registra 2,7 milhões de processos para 6 milhões de habitantes, a proliferação de Cejusc representa uma luz no final do túnel, esperança de substituir a atual cultura do litígio pela cultura da conciliação", exortou o desembargador Jaime Ramos, coordenador estadual dos Juizados Especiais e dos Programas Alternativos de Solução de Conflitos, que discursou em nome do Tribunal de Justiça, durante a solenidade da tarde da última quinta-feira.

Segundo o professor José Carlos Schmidt, diretor do curso de Direito da Unifebe, o Cejusc e o setor de atendimento assistencial vão compor a estrutura do remodelado Núcleo de Prática Jurídica, em iniciativa que considera de grande extensão institucional. "Teremos aqui a associação dos conteúdos teóricos e práticos à prestação de serviços comunitários", definiu.

A unidade contará com sala de recepção, dois escritórios de atendimento e uma sala de conciliação e de mediação familiar pré-processuais. Vai dispor também de uma brinquedoteca para entreter as crianças que acompanharem seus pais em audiências na área de família. O presidente do TJ, desembargador Nelson Schaefer Martins, visitou as dependências e aprovou o que viu. "Temos uma estrutura muito boa aqui, prova de que temos que buscar sempre que possível novas parcerias para garantir a expansão de nossos serviços", comentou.

O corregedor-geral de Justiça, desembargador Luiz Cezar Medeiros; a subcoordenadora dos Programas Alternativos de Solução de Conflitos, juíza de direito de 2º grau Cinthia Beatriz da Silva Bittencourt Schaefer, a diretora do Foro de Brusque, juíza Cláudia Ribas Marinho; o coordenador de magistrados, juiz Marcelo Pizolati; e o assessor especial da presidência, juiz André Alexandre Happke; além da cúpula diretiva da Unifebe, representantes dos poderes executivo e legislativo estadual e municipal, ministério público e OAB, prestigiaram o evento. A cobertura fotográfica integral deste evento pode ser vista aqui.

 

Para acompanhar reportagem da WebTV, clique aqui .

 

Imagens: Divulgação/Hermes Bezerra
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.