Voltar PCDs do Judiciário catarinense são acompanhados há três anos pelo programa Integra

Servidora do PJSC em sua estação de trabalho

Com o objetivo de oferecer oportunidades iguais aos colaboradores PCDs (pessoas com deficiências) do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) e aos próprios visitantes, há três anos o programa Integra desenvolve ações para aperfeiçoar a acessibilidade e a inclusão. A técnica judiciária auxiliar Anna Izabella Chaves Alves, lotada na 3ª Vara Cível da comarca de Itajaí, é uma das 110 PCDs entre servidores, magistrados e estagiários do Judiciário catarinense.

Vítima de um acidente de trânsito que a deixou com sequelas permanentes, neste Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência ela revela a importância do acompanhamento da equipe multidisciplinar do PJSC. Anna Izabella é deficiente física em razão de um acidente em 2017. Durante os oito meses em que esteve hospitalizada, ela resolveu que faria o concurso do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC).

Natural de João Pessoa (PB), ela atravessou o país de cadeira de rodas para fazer a prova em Florianópolis e, pelo seu esforço para superar os obstáculos e dedicação, conseguiu a tão almejada aprovação. A servidora foi nomeada no dia 25 de junho de 2021, em plena pandemia da Covid-19. Por Anna ter uma inflamação crônica nos tecidos ósseos que a colocou no grupo de risco, a posse foi realizada a distância.

“Antes mesmo de tomar posse fui procurada por uma representante do Integra e foi marcada uma entrevista multidisciplinar. A partir daquele dia me senti acolhida e pertencente ao Judiciário de SC. Fiquei impressionada com a resolutividade da equipe e a disponibilidade para me orientar. Todo esse empenho de vários setores do TJSC me encorajou para a difícil tarefa que foi aprender as rotinas cartorárias a distância. Agradeço a toda a equipe do setor de perícias do TJSC e ao programa Integra, que foram decisivos para meu ingresso e início tranquilo nos trabalhos”, revelou Anna Izabella.

Importante anotar que o programa Integra segue as diretrizes da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Atualmente, mais de 60 colaboradores com deficiência são acompanhados, com suporte de orientação aos gestores, e em alguns casos são disponibilizados recursos de tecnologias assistivas. Para reforçar o compromisso do Judiciário catarinense em oferecer as mesmas oportunidades a todos os colaboradores, o TJSC instituiu neste ano a Comissão Permanente de Acessibilidade e criou a Secretaria de Inclusão e Acessibilidade.

“Esses setores garantem a promoção de acessibilidade comunicacional, atitudinal, arquitetônica e tecnológica para todos os colaboradores do PJSC. Portanto, é de fundamental importância a atuação do programa Integra para ambientação e inclusão dos colaboradores com deficiência, em busca de tecnologias assistivas, acolhimento e orientações tanto para o servidor quanto para os gestores, bem como o acompanhamento para o desenvolvimento das atividades laborativas com autonomia e independência”, anotou o coordenador da Secretaria de Inclusão e Acessibilidade, servidor Rodrigo Lima.

Hoje, depois de muita fisioterapia e cirurgias, Anna Izabella já se locomove com a ajuda de muletas, apesar das sequelas permanentes. “Sigo feliz e desempenho as minhas funções de forma adaptada, sempre com ajuda do Integra e do setor de ergonomia do TJSC, comprovando que todos somos capazes, sem distinção. O Integra é de importância crucial para adaptação dos PCDs à rotina de trabalho no TJSC. É nosso ponto de referência onde somos ouvidos, acolhidos e orientados, o que nos ajuda a prestar cada vez melhor as nossas funções”, concluiu a servidora.

Programa Integra 'vai muito além da mera adaptação no local de trabalho'

Servidores da comarca de Blumenau

O técnico judiciário auxiliar Andrey Eduardo Silva, do 1º Juizado Especial Cível da comarca de Blumenau, é o primeiro servidor surdo do PJSC. Logo quando o jovem foi empossado, em 1º de agosto de 2022, as equipes dos programas Integra e Novos Laços realizaram as adaptações para que o ingresso fosse acessível e inclusivo. Na ocasião foi disponibilizado um intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais), e os vídeos tinham legendas.

“O programa Integra contribui constantemente para o meu desenvolvimento pessoal e profissional e vai muito além da mera adaptação no local de trabalho, pois a proposta também visa o crescimento profissional no âmbito do TJSC. Ainda, percebo que a equipe do programa se preocupa com ações de conscientização e sensibilização de gestores e servidores para que a pessoa com deficiência se sinta acolhida, como é o meu caso”, comentou o servidor.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.