Voltar PJSC adere ao Agosto Azul e Vermelho para reverberar alerta sobre doenças vasculares 

O Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), através de sua Diretoria de Saúde (DS), adere a mais uma relevante campanha de saúde - o Agosto Azul Vermelho, mês de conscientização sobre a saúde vascular -, promovida pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV). As cores do mês representam as veias (azul) e as artérias (vermelho).

Muito além da questão estética que vasinhos ou varizes nas pernas podem representar, essas alterações na aparência física indicam que algo não está bem na circulação do sangue venoso. Além disso, desconfortos como pernas cansadas, formigamento, coceira e alteração na sensibilidade também são sinais de alerta para a saúde vascular.

As principais doenças relacionadas a saúde vascular são as doenças venosas, como insuficiência venosa crônica (IVC), varizes, veias reticulares, trombose, úlcera venosa e erisipela, e as doenças arteriais, como os aneurismas, doenças das carótidas que causam o acidente vascular cerebral (AVC), pé diabético, doença arterial obstrutiva periférica (DAOP), aneurisma da aorta abdominal (AAA) e dislipidemia (colesterol/triglicérides alto).

“A saúde da parede dos vasos, associada a uma boa pressão arterial, é essencial na prevenção dos aneurismas e demais doenças vasculares. A atividade física, além de indiretamente melhorar a saúde das artérias e veias, melhora a pressão arterial e atua diretamente no tônus da musculatura dos vasos”, explica a médica Graciela Schmidt, diretora de Saúde do PJSC.

Segundo ela, ainda que na rotina diária seja desafiador se exercitar, vale o esforço e a dedicação. “Caso neste instante não seja possível incluir boas doses de atividade física diária, lembre-se de incluir pequenas pausas para respirar e mover-se, mesmo que seja um pequeno passeio pela sala, a ida para falar com um colega, beber uma água ou subir um lance de escada”, reforça.

Entre as orientações fundamentais de prevenção a problemas nas artérias, veias e vasos linfáticos estão conhecer o histórico de saúde familiar; realizar consultas periódicas com um médico angiologista ou cirurgião vascular; seguir o tratamento médico, sem suspender nenhuma medicação sem o conhecimento do profissional de saúde; não fumar e moderar o consumo de bebidas alcoólicas; alimentar-se de forma saudável e praticar atividade física; controlar o estresse; em caso de qualquer sintoma, procurar um médico especialista; manter o controle da pressão arterial e do colesterol; e buscar informações de saúde confiáveis e de qualidade.

Confira abaixo alguns cuidados essenciais para manter sua saúde vascular em dia, em material produzido pela SBACV.

  • Pratique exercícios físicos todos os dias - 30 minutos diários já são suficientes;
  • Invista em uma alimentação saudável - prefira frutas, verduras, legumes e proteínas de alto valor biológico, evitando ainda comidas gordurosas, açucaradas e ultraprocessadas;
  • Descanse - o desgaste físico e mental pode afetar a saúde venosa. Durma bem, relaxe e pratique meditação;
  • Divirta-se - invista no lazer. Ambientes com natureza são aliados;
  • Cuide do seu tempo - organize uma rotina: tarefas, objetivos e prioridades definidas ajudam a ter uma vida menos estressante;
  • Não fume - o tabagismo representa um importante fator de risco para doenças cardiovasculares, com complicações graves. Todos os tipos de cigarro são prejudiciais à saúde e ao bem-estar.
Imagens: Divulgação/Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.