Voltar PJSC aperfeiçoa segurança institucional com mais de 4,3 mil câmeras e botão do pânico 

Inauguração do Centro Integrado de Segurança e Monitoramento.
 

O Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) inaugurou nesta segunda-feira (2/10) o seu Centro Integrado de Segurança e Monitoramento. Em todas as 112 comarcas e na sede do Tribunal de Justiça serão instaladas mais de 4,3 mil câmeras de videomonitoramento ao fim das quatro etapas do projeto. O objetivo é aperfeiçoar a segurança institucional, de magistrados e de servidores por meio de um sistema que, 24 horas por dia, possibilita reconhecimento facial, identifica placas de veículos e oferta botão do pânico em salas de audiência e de sessões de julgamento, além de alarmes sonoros.

O presidente do TJSC, desembargador João Henrique Blasi; o coordenador do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS), desembargador Sidney Eloy Dalabrida; e o 2º vice-presidente, desembargador Getúlio Côrrea, inauguraram a sala de situação na sede do TJSC. O evento também contou com o 1º vice-presidente, desembargador Altamiro de Oliveira; o corregedor do Foro Extrajudicial, desembargador Rubens Schulz; o ouvidor do PJSC, desembargador Osmar Nunes Júnior; o chefe da Casa Militar, coronel Fábio Martins; e o coordenador de Inteligência e Segurança Institucional do MPSC, promotor Sandro de Araújo, entre outras autoridades.

Abertura da sala.
 

“É importante enfatizar que se trata de um equipamento que vem ao encontro de uma preocupação nossa com a segurança dos servidores e dos magistrados. Por isso foi concebido esse sistema. E não poderia deixar de reconhecer o trabalho que há muito o desembargador Sidney Eloy Dalabrida desenvolve no que concerne à segurança institucional, a ponto de fazer com que o Judiciário de Santa Catarina seja referência para o Judiciário nacional nesse aspecto. Com certeza, estamos no primeiro mundo no que diz respeito à segurança institucional e defesa dos magistrados e dos servidores”, anotou o dirigente máximo do Judiciário catarinense.

Autoridades presentes na inauguração.
 

Por meio do Centro Integrado de Segurança e Monitoramento, todos os 127 prédios do Judiciário terão monitoramento em tempo real. O operador, mesmo de maneira remota, poderá interagir com um possível invasor e acionar a força de segurança mais próxima do local do incidente. O sistema realiza o reconhecimento facial; identifica pessoas pelas roupas e acessórios; flagra carros em nome de foragidos e com registros de furto e roubo; e oferta botão do pânico nas salas de audiência e de sessões de julgamento.

Presidente do TJSC, desembargador João Henrique Blasi.
 

“O TJSC, que já era referência nacional no âmbito da segurança institucional, com esse projeto vanguardista ganha ainda mais destaque, sendo seguramente o Tribunal do país que mais investe na segurança dos seus magistrados e servidores. A expertise aqui desenvolvida levou à assinatura de vários termos de cooperação com inúmeros tribunais que buscaram aqui o nosso know-how para implantação nos seus estados. Além disso, o próprio Supremo Tribunal Federal (STF) firmou termo de cooperação, e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) do mesmo modo. Por isso, todos estão de parabéns”, destacou o coordenador do NIS. 

Desembargador Sidney Eloy Dalabrida.
 

Ao final da solenidade, que marcou o início da primeira etapa do projeto, o tenente-coronel Joanir Ricardo Pereira dos Santos, da Divisão de Segurança Institucional do NIS, fez uma demonstração de como funciona o sistema. O oficial simulou o acionamento do botão do pânico e da invasão do perímetro de uma unidade judiciária.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.