Voltar PJSC debate sobre grupos reflexivos para homens autores de violência contra mulher

Representantes do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) participaram, na última quinta-feira (16/11), do 1º Encontro Regional de debate sobre grupos reflexivos para homens autores de violência contra mulheres da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc). O evento foi promovido pela Assessoria em Políticas Públicas da Amesc, em parceria com a 1ª Vara Criminal da comarca de Araranguá, e aconteceu no auditório da associação, em Araranguá.

Palestraram no evento a desembargadora aposentada Salete Sommariva, coordenadora honorária da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica (Cevid), do PJSC; a juíza Thania Mara Luz, titular da 1ª Vara Criminal da comarca de Araranguá; e a secretária da Cevid, Michelle de Souza Gomes Hugill. Também participaram do evento a psicóloga, psicanalista e supervisora do Projeto Ágora Ana Carolina Maurício; a professora, doutoranda em psicologia e supervisora do Projeto Ágora Camila Maffioleti Cavaler; e a assistente social e assessora em políticas públicas da Amesc Rosangela Paulino Alexandrino.

Participantes do evento.
 

A abertura do evento foi feita pela desembargadora aposentada Salete Sommariva, com uma contextualização da violência contra a mulher no Brasil. Em seguida, aconteceu a apresentação do projeto-modelo de implantação na comarca de Araranguá de grupos reflexivos para homens autores de violência doméstica e/ou familiar contra mulher, com a juíza Thania Mara Luz.

Logo após, foram abordados a origem e o objetivo do grupo reflexivo, a previsão legislativa e a importância de trabalhar com os homens autores de violência doméstica pela servidora Michelle de Souza Gomes Hugill e pelas supervisoras do Projeto Ágora Ana Carolina Maurício e Camila Maffioleti Cavaler. Entre os tópicos tratados estavam os caminhos viáveis para a implementação dos grupos reflexivos; resultados alcançados após a estruturação desses grupos; perfil e profissão dos facilitadores; temas dos encontros; número de participantes; e duração das turmas.

Imagens: Divulgação/Comarca de Araranguá
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.