Voltar PJSC e Academia Judicial lançam curso de pós-graduação inédito no Brasil

O Tribunal de Justiça, por meio da Academia Judicial (AJ), lançou na tarde desta quarta-feira (21/7) uma pós-graduação inédita no Brasil. O curso intitulado “Gestão da Inovação e Inteligência Comportamental no Poder Judiciário de Santa Catarina” é voltado para os servidores e irá oferecer 50 vagas na primeira turma. A aula magna será ministrada pelo presidente Ricardo Roesler no dia 30 de setembro.

A estrutura do curso e o convite para a aula inaugural foram apresentados ao presidente na solenidade de lançamento. “Fui surpreendido com a iniciativa”, disse Roesler, “e sinto-me extremamente feliz e honrado. Tenho certeza que a iniciativa vai render excelentes frutos no futuro. Qualquer um faz o possível, mas nós precisamos fazer o melhor do melhor e isso a Academia tem feito”. 

A solenidade foi realizada de forma presencial e virtual. No Salão Nobre da Presidência, além de Roesler, estavam o desembargador Paulo Henrique Moritz Martins da Silva, diretor-executivo da Academia;  o vice-presidente da AJ, desembargador Luiz Felipe Schuch; o juiz auxiliar da Presidência Cláudio Eduardo Régis de Figueiredo e Silva; e o secretário executivo da AJ, Alexandre dos Anjos. Juízes vinculados à Presidência e os diretores e servidores da Academia participaram via ambiente virtual.

O presidente e o diretor assinaram o deferimento do curso e também um ofício com o projeto pedagógico, que será encaminhado ao Conselho Estadual de Educação (CEE). O curso, pontuou Martins da Silva, está alinhado com o atual plano estratégico do PJSC (2021/2026), cujos pilares são informação, integração e inovação. “É forma de reconhecimento a esta bem-sucedida e vitoriosa gestão. Muitas mãos e muitos corações trabalharam juntos neste projeto”, disse.

O desembargador Luiz Felipe Schuch fez questão de elogiar o corpo técnico da Academia, “comprometido e competente”. Para ele, a pós servirá de exemplo para outros tribunais do Brasil e será “uma semente que vai florescer e se espalhar”. A grade curricular foi construída com o objetivo de proporcionar uma mudança de paradigma e um novo ciclo para o Poder Judiciário. A AJ está credenciada pelo CEE para cursos de pós-graduação lato sensu e foi a primeira escola judicial de governo habilitada no MEC para oferta de cursos de pós-graduação a distância. Essa modalidade representa economicidade para a instituição.

Entre as disciplinas que a pós-graduação irá ofertar estão: a) Inteligência Artificial na Administração Pública e Políticas Públicas de Inovação; b) Ecossistemas de Transformação Digital no PJSC; c) Gestão Estratégica de Pessoas e Bases da Inteligência Comportamental; d) Neurociência e Alta Performance no Poder Judiciário.  A coordenação ficará a cargo da servidora Mônica Nicknich, chefe da Seção de Apoio à Pesquisa da Academia Judicial e membro do JudLab. A AJ – fundada em 2001 – já realizou três cursos de pós-graduação considerados de alto impacto para a Administração: um a magistrados (Gestão Judiciária) e outros dois a servidores (Gestão Estratégica e Gestão Interdisciplinar de Conflitos no Judiciário).

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.