Voltar PJSC firma convênio com Udesc para oferecer capacitação a magistrados e servidores

O Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) assinou nesta quarta-feira (27/09) convênio com a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) para oferecer aos seus magistrados e servidores a oportunidade de cursar o mestrado profissional em Administração. A capacitação terá início em fevereiro de 2024 e terá a duração de 24 meses. O convênio foi assinado pelo presidente do TJSC, desembargador João Henrique Blasi; pelo diretor-executivo da Academia Judicial, desembargador Luiz Antônio Zanini Fornerolli; e pelo reitor da Udesc, Dilmar Barreta.

O curso de mestrado profissional em Administração possuirá carga horária de 360 horas de disciplinas e 60 horas dedicados à orientação e dissertação. “Eu sempre tenho afirmado que o nosso maior ativo são os nossos servidores e os nossos magistrados. A despeito do patrimônio físico, do patrimônio tecnológico, mas a diferença é feita pelo fator humano e nós temos que investir continuamente na formação e na capacitação do fator humano. Então, esse convênio vem ao encontro dessa diretriz que nós estabelecemos ao início da gestão”, anotou o dirigente máximo do PJSC.

Atualmente, o Judiciário catarinense mantém convênio congênere com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), além da Univali (Universidade do Vale do Itajaí), no Estado. “Temos também convênio com a Universidade de Perúgia, a Universidade de Alicante, a Universidade de Salamanca, a Universidade de Delaware e, agora, estamos indo para Portugal, com a Universidade de Lisboa. Então, são as várias universidades nossas parceiras nesse trabalho de capacitação e formação”, completou o presidente Blasi.

Assinatura do convênio.
 

De acordo com o convênio, o curso de mestrado profissional ofertará inicialmente uma turma, mas poderá chegar até três turmas. A periodicidade das aulas será semanal/quinzenal, preferencialmente às quintas e sextas-feiras, ministradas nas dependências da Academia Judicial. Já o processo seletivo para as vagas obedecerá a todas as exigências legais para programas de pós-graduação no âmbito da Udesc, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do edital específico.

Para o diretor-executivo da Academia Judicial, o convênio é de extremo valor. “Em conversa com professores e professoras da Esag, comentei da necessidade de nós não termos só cursos de qualificação para atividade fim, mas também, como imperial necessidade da atividade meio. E a partir desse momento nós começamos a desenvolver junto com a Esag, especificamente, os termos de ajuste de convênio. E, hoje, nós estamos conseguindo assiná-lo. Isso é de fundamental importância, porque o Tribunal de Justiça precisa, sobretudo na sua área de desenvolvimento e de própria sustentação da instituição, dispor de profissionais gabaritados e qualificados academicamente para o exercício das atividades”, afirmou o desembargador Fornerolli.

Autoridades reunidas para discutir o convênio.
 

Por fim, o diretor da Udesc disse que o convênio com o Poder Judiciário é um dos convênios mais importantes da universidade. “A ideia é a parceria em relação ao nosso mestrado que é pela Esag, da Udesc, um mestrado reconhecido. Inclusive, agora, nós também temos uma notícia, uma novidade, conseguimos aprovar um doutorado profissional também. Então, esse convênio com certeza é importante para ambos os lados e para o Estado de Santa Catarina, porque uma vez que nós qualificamos os órgãos em parceria, nós estamos avançando em termos de qualificação profissional e também da qualidade dos serviços prestados à sociedade catarinense”, destacou o reitor.

Imagens: Divulgação/TJSC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.