Voltar PJSC lança websérie informativa para auxiliar no combate à violência doméstica

O Mapa Nacional de Violência de Gênero, elaborado a partir de pesquisa realizada pelo Instituto DataSenado em parceria com o Observatório da Mulher contra a Violência, do Senado Federal, aponta que 31% das mulheres de Santa Catarina já sofreram algum tipo de violência doméstica ou familiar provocada por um homem. Entre elas, 25% sofreram violência nos últimos 12 meses.

O estudo também mostra que 66% das catarinenses conhecem pouco da Lei Maria da Penha e 69% sabem poucas informações sobre medida protetiva. Por acreditar no poder da informação, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina lança nesta quinta-feira, dia 29/2, a websérie “Lei Maria da Penha: dê um basta na violência”, que traz conteúdos esclarecedores, focados principalmente nas vítimas e abordados por magistrados de comarcas de Santa Catarina e atuantes na conscientização para dar um basta na violência contra a mulher. Os capítulos serão disponibilizados diariamente a partir da próxima segunda-feira (4/3), culminando no Dia da Mulher, 8 de março, período que também contempla a Semana da Justiça pela Paz em Casa - primeira edição de 2024.

A responsável pela Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID), do TJSC, desembargadora Hildemar Meneguzzi de Carvalho, destaca que, com essa ação, o Poder Judiciário catarinense está ampliando a voz contra a violência. “A iniciativa da websérie vai muito além das salas do Tribunal. Este é o momento de unir forças, informar e empoderar aqueles que enfrentam situações de violência doméstica”, ressalta.

Todos os vídeos disponibilizados podem ser encaminhados, compartilhados e repostados. O conteúdo também será veiculado nas redes sociais do TJSC.

Veja abaixo o convite da desembargadora para acompanhar a websérie:

 

Assuntos dos cinco vídeos da websérie

O assunto inicial serão as formas de violência. Com linguagem acessível, em um minuto e meio a juíza Marta Regina Jahnel, do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e Crimes contra a Criança e Adolescente da comarca de Joinville, explica sobre os tipos de violência considerados pela legislação e os níveis de parentesco.

O magistrado Mauricio Fabiano Mortari, do Juizado Especial Criminal e de Violência Doméstica e Familiar da comarca de Tubarão, é o ministrante do segundo episódio. Ele fala sobre o ciclo da violência, ou seja, as etapas vividas pela vítima e pelo autor da violência desde o início até o pedido de ajuda.

O plano de proteção é abordado pela juíza do Juizado Especial Criminal e de Violência Doméstica e Familiar da comarca de Criciúma, Letícia Pavei Cachoeira, no terceiro capítulo. A magistrada orienta sobre como agir em caso de violência doméstica.

O quarto episódio fala sobre onde encontrar ajuda. É discorrido pelo juiz da 2ª Vara Criminal da comarca de Lages, Alexandre Karazawa Takaschima. E a explicação sobre medida protetiva estará no quinto e último capítulo, conduzido pela juíza do Juizado de Violência Doméstica contra a Mulher da comarca da Capital, Naiara Brancher.

Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa
Atendimento à Imprensa

Copiar o link desta notícia.