Voltar PJSC reúne magistrados e servidores para debater o Programa de Atenção às Competências Sensíveis

“Pequenas mudanças são capazes de gerar grandes transformações”, disse o presidente Ricardo Roesler na abertura do programa Palavra do Presidente - Ao Vivo, realizado nesta quinta-feira (22/7). Em pauta, na 46ª edição, o Programa de Atenção às Competências Sensíveis (PACS) do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC). Sob o comando do jornalista Marcelo Fernandes, o debate foi transmitido para as 111 comarcas do Estado.

Além do desembargador presidente, na Sala de Sessões Ministro Teori Zavasck estavam presentes o assessor da Asplan Rodrigo de Quadros Guidi; o diretor de Suporte à Jurisdição do Primeiro Grau, Marcos Raccioppi; e o assessor correcional do Núcleo V da CGJ, Alex Marcelo Poffo. Virtualmente, participaram o juiz auxiliar da Presidência do PJSC Romano José Enzweiler; o juiz-corregedor Rodrigo Tavares Martins, do Núcleo V - Direitos Humanos, da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ); e a chefe de cartório da Vara da Família da comarca de Itajaí, Danusa Helena Debiazi Vargas Knutez.

Rodrigo Tavares destacou que “o objetivo central do projeto é multiplicar as boas ideias e fazer um Judiciário melhor”. Reforçou que todas as ações judiciais são importantes, mas as que estão sob o leque das chamadas causas sensíveis demandam um olhar diferenciado, um maior comprometimento emocional dos atores envolvidos. Citou, como exemplo, as causas da infância e juventude. O projeto, segundo ele, não serve apenas para identificar os problemas, mas também para conhecer e compartilhar as iniciativas exitosas. “O projeto é um chamado, uma conclamação, para que todos se engajem na busca de soluções”, disse.   

Conforme Romano José Enzweiler, o objetivo da iniciativa, que agora é um projeto mas vai se transformar num programa continuado, amplia e abriga os três eixos da atual gestão: inovação, informação e integração. O momento, segundo ele, é de ouvir os servidores, ouvir o 1º grau, conhecer melhor os desafios e superá-los.  

De acordo com o assessor da Asplan Rodrigo Guidi, a idealização do projeto teve como premissa a necessidade de ouvir quem atua na ponta da prestação jurisdicional. Formaram-se, assim, quatro equipes e cada uma delas promoveu rodadas de reuniões.  “Quais são os principais problemas que afetam o desenvolvimento do trabalho diário?”, foi a pergunta inicial desses encontros .  A partir das respostas serão pensadas soluções, registradas num documento único. Guidi destacou que algumas soluções foram atendidas pela própria troca de experiências entre os servidores, enquanto outras estão recebendo os devidos encaminhamentos para possibilitar sua efetivação.

O assessor correcional Alex Marcelo Poffo destacou que o maior mérito do projeto é exatamente a troca de experiências e ideias. Para ele, por mais que a inteligência artificial evolua, as competências sensíveis precisam do capital humano, de pessoas capazes de entender e superar os desafios cotidianos do trabalho.   

Representando os servidores de 1º grau, a chefe de cartório Danusa Helena Debiazi Vargas Knutez disse que a atual gestão está comprometida em ouvir aqueles que trabalham na ponta e sentem na pele os principais entraves do trabalho cotidiano. “As primeiras discussões, além do aprendizado, reforçaram o sentimento de pertencimento ao Poder Judiciário porque nós, servidores, fomos ouvidos e percebemos uma vontade genuína e coletiva em ultrapassar os desafios diários relatados”, disse.  

"O grande mérito do projeto é aprimorar a cultura de integração no Judiciário”, afirmou o diretor Marcos Raccioppi. “É uma ferramenta essencial para promoção de soluções simples, inovadoras e efetivas, mediante a troca de informações". Ao final do programa, foi disponibilizado o email pacs@tjsc.jus.br para que os magistrados e servidores compartilhem ideias e soluções que adotaram na prática diária da tramitação de processo das referidas competências. 

Em seguida, os espectadores fizeram perguntas aos participantes. Com produção do Núcleo de Comunicação Institucional do TJSC, o programa pode ser visto na íntegra no canal do TJSC no YouTube (www.youtube.com/canaltjsc).

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.