Voltar PNC é o braço da sociedade que abriga e aponta futuro para jovens acolhidos, diz juíza

Orgulhosos pelo reconhecimento de suas conquistas, 102 adolescentes do Programa Novos Caminho na regional do Vale do Itajaí participaram nesta semana (14/11) da cerimônia de entrega do certificado de conclusão de cursos de educação profissional, programas, projetos e atividades complementares qualificadoras para o mercado de trabalho. Além deles, 37 representantes de equipe técnica, 46 Empresas Cidadãs, 42 Empresas Amigas e 84 voluntários foram homenageados.

“O futuro a vós pertence. Vocês que construirão a nossa comunidade, o nosso Estado e o nosso País no futuro. As escolhas de hoje, refletirão no nosso futuro amanhã. Vocês estarão no mercado de trabalho ou terão as suas próprias empresas e quem sabe darão vaga de trabalho para adolescentes do Programa Novos Caminhos, por que não? Temos que sonhar!”, incentivou o coordenador estadual da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (CEIJ/TJSC), desembargador Álvaro Luiz Pereira de Andrade, durante a celebração no auditório do Senai em Blumenau.

Solenidade Novos Caminhos.
 

Neste ano, os adolescentes do Programa Novos Caminhos participaram de Prática de Esportes, no SESI; oficina de Personal Stylist, Jogos Digitais, Maker, Estamparia, customização e Tie-Dye; Treinamento em Primeiros Socorros, Práticas de Confeitaria, Dicas para Iniciação Profissional, Conhecendo os Processos de Fabricação Mecânica, Descobrindo a Informática-SENAC, Diversidade e Inclusão, Workshop de Jogo Americano, com o Clube dos Anjos - Karsten, Inteligência Emocional e Diversidade de Gênero.

Representando os magistrados das comarcas de Ascurra, Gaspar, Indaial, Pomerode e Timbó e a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), a juíza Horacy Beta de Souza Baby, titular da Vara da Infância e Juventude da comarca de Blumenau, lembrou que a responsabilidade sobre crianças e adolescentes é da família, da sociedade e dos pais e lamentou que a Justiça não consiga solucionar todas as situações, ressaltando, porém, que sempre há uma saída. 

Solenidade Novos Caminhos.
 

“O Programa Novos Caminhos é o braço da sociedade, é o que a sociedade está ajudando a construir. Nosso desejo seria colocá-los numa família amorosa e que reconhecesse todos os direitos de vocês, mas quando não conseguimos temos o ‘plano B’, que é desenvolver a autonomia e trazer liberdade, que é o que esse programa quer desenvolver para que vocês possam seguir seus próprios caminhos”, destacou.

Emocionada e nervosa, uma das adolescentes homenageadas relatou a sua experiência como integrante do Programa Novos Caminhos. A jovem, que participa desde 2021, destacou os cursos e oficinas que já concluiu e compartilhou que o programa a oportunizou um estágio que vai lhe garantir o primeiro emprego no ano que vem. “Eu agradeço e espero que muitos adolescentes que estiveram em situações vulneráveis e tiveram seus direitos negados ainda possam ser beneficiados”, observou.    

Outro depoimento emocionado foi o de uma jovem já egressa do programa. Raiza Fernandes destacou que foi muito gratificante voltar à formatura do Programa Novos Caminhos. “O meu caminho ainda estou trilhando, mas eu quero desejar a vocês muito sucesso. Não é fácil, o certo nunca é fácil, mas precisa acreditar e, principalmente, ter bastante paciência, porque é demorado, não vai ser do dia para a noite, mas não pode desistir”, incentivou os adolescentes. 

Pasta Novos Caminhos.
 

Por fim, o vice-presidente da FIESC para o Vale do Itajaí, Ulrich Kuhn, ressaltou a emoção de celebrar mais uma formatura do Programa Novos Caminhos e relembrou uma das frases do poeta timboense Lindolf Bell, que sugeriu que os adolescentes levassem para a vida. “Nós passamos por muitos eventos, mas nenhum mexe com a gente como a formatura do Novos Caminhos, porque estamos resgatando jovens que estariam sem perspectiva para o amanhã e agora passaram a ter. Como dizia o nosso poeta, ‘Menor que meu sonho não posso ser’, então sejam maiores que os sonhos de vocês”, finalizou.

Também participaram do ato solene a vice-prefeita de Blumenau, Maria Regina de Souza Soar; Ricardo Costa, supervisor regional Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (FAESC); Constantino de Assis, presidente da Fundação Esag; Silvia de Pieri, gerente executiva SESI/SENAI/IEL para o Vale do Itajaí; Alex Luiz Mariano, diretor do SENAC; e Rodrigo José Schmidt, supervisor do CIEE.

Sobre o programa

O Programa Novos Caminhos (PNC) foi fundado em 2013, pelo Termo de Cooperação n. 175/2013, assinado entre o Poder Judiciário Catarinense (PJSC), a Associação de Magistrados Catarinenses (AMC) e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC/SESI/SENAI). Ao longo de sua existência e por meio de Termos Aditivos ao original, outras instituições tornaram-se parceiras: Ordem dos Advogados do Brasil/Santa Catarina (OAB/SC); Ministério Público de Santa Catarina (MPSC); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e Serviço Social do Comércio (SENAC/SESC/Fecomércio/SC); Associação Catarinense de Medicina (ACM); Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/FAESC) e Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina (CIEE/SC).

Imagens: Divulgação/TJSC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.