Voltar Poder Judiciário de Santa Catarina recebeu neste mês 65 novos residentes judiciais

O Poder Judiciário de Santa Catarina recebeu neste mês 65 novos residentes judiciais que atuarão em gabinetes de magistrados. Em reunião ocorrida na Escola da Magistratura do Estado de Santa Catarina (Esmesc) - que oferece a etapa preliminar (teórica) da Residência Judicial -, a juíza Janiara Maldaner Corbetta, diretora de Comunicação Institucional e de Extensão da Academia Judicial (AJ), expôs à turma sua experiência no Judiciário catarinense, ela que exerceu atividades de estagiária e de servidora antes de alcançar a magistratura. O encontro foi na última quinta-feira (25/4).

Desta forma, os novos residentes tiveram oportunidade de se ambientar e de se situar no contexto da instituição. Nesta etapa prática que se inicia, o acompanhamento dos trabalhos é feito pela AJ, por meio da Seção de Apoio à Pesquisa, que integra a Divisão de Educação. Assim, todas as questões relacionadas ao exercício da Residência Judicial são tratadas por esse setor da Academia.

Com o seguimento do Programa de Residência Judicial, a instituição pretende compartilhar conhecimentos vinculados ao cotidiano da judicatura, com intenção não somente de repassar informações mas também abrir espaço para troca de experiências e para o crescimento profissional e pessoal. O modelo utilizado no Judiciário catarinense, já consolidado na cultura organizacional, tem servido para outras instituições. Ademais, proporciona a experiência de ser juiz, ao exigir que os residentes desenvolvam habilidades em relação à postura profissional, ao modo de comunicação e à prática de resolução de conflitos, por exemplo.

Imagens: Divulgação/Academia Judicial
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.