Poder Judiciário participa do encerramento da campanha 'Santa Terezinha Faz Bonito' - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
Magistrada ajudou na escolha dos cartazes confeccionados nas escolas para ilustrar a campanha Maio Amarelo
- Infância e Juventude
De 19 a 23 de maio, o município de Santa Terezinha, no Alto Vale do Itajaí, realizou atividades da campanha “Santa Terezinha Faz Bonito”, alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio. Os alunos das escolas públicas participaram de um concurso cultural, cuja final aconteceu na sexta-feira, 23, quando a juíza substituta da comarca de Rio do Campo - que abrange o município de Santa Terezinha -, participou de um debate acerca da importância da proteção, do trabalho em rede e do compromisso com o enfrentamento da violência e exploração sexual infantil.
O evento foi organizado pela rede de proteção, Poder Judiciário e Ministério Público. Foi um dia marcado por reflexão, conscientização e compromisso coletivo com a proteção das crianças e adolescentes. Participaram do debate a juíza substituta da comarca de Rio do Campo, Paola Raissa Militz Galiano; o promotor de justiça do Ministério Público de Santa Catarina Felipe Lambert de Faria; a prefeita de Santa Terezinha, Valquiria Schwarz; e o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Santa Terezinha (CMDCA), Luis Carlos Teczak. A plateia foi composta de representantes dos serviços de educação, assistência social e saúde, além de agentes comunitários de saúde, Conselho Tutelar, Conselhos de Direito, Polícia Civil, Polícia Militar, vereadores e estudantes.
A programação incluiu a escolha de quatro cartazes que irão compor os outdoors da próxima campanha de enfrentamento da violência e exploração sexual infantil no município. Os trabalhos foram produzidos por estudantes de todas as escolas e selecionados por votação entre os presentes. Cada instituição de ensino participou da final com cinco cartazes previamente selecionados. Aderiram à campanha a Escola de Educação Básica Padre João Kominek, Escola Básica Municipal Alto Rio da Anta, Escola Básica Cristo Redentor e Escola Municipal Itaió Sertão.
“O legado deste encontro é o fortalecimento da consciência coletiva de que a luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes deve ser diária. Que possamos ser agentes ativos na proteção e no cuidado com as crianças e adolescentes”, reforçou a magistrada.