Posto de vacinação no TJSC imuniza 1.090 pessoas contra cepas do vírus influenza - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
Ação da DSQV foi promovida em parceria com a SES
- Saúde
A Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV) divulgou o balanço do posto de vacinação disponibilizado no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) contra três cepas do vírus influenza. A campanha realizada em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) imunizou 1.090 pessoas, de 19 a 23 de maio, entre os colaboradores e a comunidade.
A vacina disponibilizada pela SES foi a trivalente, que protege contra três cepas do vírus influenza: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B, conforme orientação do Ministério da Saúde. O imunizante leva cerca de 15 dias para surtir efeito e é capaz de evitar entre 60% e 70% dos casos graves e óbitos.
Das 1.090 pessoas vacinadas, a maioria é de magistrados, servidores, estagiários, residentes judiciais, terceirizados e voluntários. “Além dos colaboradores, 84 pessoas sem vínculo direto com o Poder Judiciário de Santa Catarina também foram imunizadas, o que evidencia o alcance ampliado da iniciativa e a relevância da ação para a comunidade em geral”, anotou a chefe da Divisão de Atenção à Saúde, Juliane Cristina do Amaral.
O objetivo da campanha foi o de reduzir as complicações, as hospitalizações e os óbitos causados pela gripe, especialmente entre os grupos mais vulneráveis. O comprovante de vacinação está disponível no portal Meu SUS Digital e também no aplicativo, garantindo praticidade no acesso ao registro da imunização.
A vacina contra o vírus influenza continua disponível para toda a população nas unidades básicas de saúde. Lembre-se de levar um documento oficial com foto e para as crianças é necessário a carteira de vacinação.