Voltar Presidente do TJ coordena reunião regional com juízes da comarca da Capital

Encontro aconteceu na sede da AMC na manhã de hoje

O desembargador Nelson Schaefer Martins, presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina - TJSC, comandou os trabalhos alusivos da reunião regional da administração do Tribunal de Justiça com os magistrados da comarca da Capital, ocorrido na manhã desta egunda-feira (16/3), no auditório da Associação Catarinense dos Magistrados - AMC, com o objetivo de preparar os subsídios para o planejamento dos próximos anos de atuação do TJSC. A reunião faz parte do projeto de díalogo permanente da administração do Judiciário com os magistrados de 1º e 2º grau.

Compuseram a mesa do evento o 1º vice-presidente do TJSC, desembargador Torres Marques; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Luiz Cézar Medeiros; o vice-corregedor, desembargador Ricardo Fontes; o desembargador Jânio Machado, que acumula as funções da 2ª e 3ª Vice-Presidência da Corte; e o juiz Odson Cardoso Filho, atual presidente da AMC, que tomou posse no último sábado (14/3).

Compareceram também os juízes auxiliares da Presidência, da 1ª Vice-Presidência e da Corregedoria-Geral da Justiça, assim como magistrados da comarca da Capital - Fóruns Central, Eduardo Luz, Unidade Bancária, Continente (Estreito), Norte da Ilha e Santo Antônio de Lisboa -, além do juiz Cláudio Regis de Figueiredo e Silva, diretor-geral da Escola da Magistratura, e o juiz Marcelo Carlin, diretor de Assuntos Acadêmicos e Pedagógicos da Academia Judicial.

Nelson Schaefer saudou os presentes e disse que a presidência está imbuída de espírito de trabalho e esforço voltados para a produtividade, "marcos característicos do Judiciário catarinense". Acrescentou que a situação atual exige otimização do uso dos recursos, tanto humanos quanto materiais, daí a importância crucial do empenho pessoal dos responsáveis por suas áreas de trabalho, que sempre poderão contar com o suporte das diretorias do TJ. O presidente ressaltou a presença dos desembargadores que coordenam as diversas áreas técnicas de atuação do Poder Judiciário, os quais, durante toda a reunião, delimitaram os pontos de relevância e formas de atuação que cada uma das diretorias da Casa observa para que os magistrados possam assimilar a sistemática.

O corregedor discorreu sobre a qualidade dos magistrados catarinenses e afirmou que 99% deles estão com a produtividade em dia, mesmo com sobrecarga intransponível de serviço. Por essa razão, o desembargador Medeiros disse que a Corregedoria centra seus afazeres muito mais no apoio e orientação aos magistrados do que em fiscalização.

"As correições servem de diagnóstico para que sejam apuradas as necessidades e anseios das comarcas, que geram angústia e muita vontade de resolver ou, ao menos, reduzir os problemas". O corregedor revelou que o processo judicial eletrônico deve atenuar a carga, e medidas estão sendo adotadas para materializar os benefícios da ferramenta.

O desembargador Torres Marques, ao fazer uso da palavra, destacou que "estes encontros são muito salutares em virtude da troca de experiências e ideias". Os desembargadores Ricardo Fontes e Jânio Machado apresentaram seus cumprimentos aos presentes, assim como o juiz Odson, que, em nome da AMC, exortou os presentes a ampliar "aproximação e diálogo, principalmente por magistrados que já trilharam um longo caminho até chegar à Capital". Por fim, Nelson Schaefer apresentou o novo encarregado da segurança da instituição, coronel Altair Derner Filho, que imprimirá nova dinâmica nesta área do Judiciário.

Imagens: Luisa Brognoli / Assessoria de Imprensa do TJSC
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa, Maria Fernanda Martins e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.