Presidente do TJSC participa do III Encontro Interinstitucional do eproc no TJMG - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
Ferramenta de trabalho de grande valor, definiu desembargador
- Evento
O desembargador Francisco Oliveira Neto, presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça (Consepre), participou na noite de segunda-feira, 5 de maio, da solenidade de abertura do III Encontro Interinstitucional do eproc, evento promovido pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) em parceria com o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Belo Horizonte-MG.
Em discurso na abertura dos trabalhos, o desembargador Francisco agradeceu o convite e a acolhida recebida por parte de seu colega, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, presidente do TJMG, e relatou sua condição de dirigir uma instituição que já se utiliza do sistema eproc há muito tempo. “Trata-se de uma ferramenta de trabalho de grande valor para todos nós, que empregamos esforços para contribuir em sua consolidação e evolução”, garantiu.
Oliveira Neto informou que recentemente, inclusive, a administração do TJSC operou uma alteração na estrutura do Gabinete da Presidência com a criação do Núcleo de Tecnologia e Inovação, sob o comando do juiz auxiliar Fernando Busarello, justamente para fazer frente aos desafios e demandas do sistema eletrônico, em permanente desenvolvimento.
O presidente do TJSC e do Consepre registrou ainda sua satisfação em ver crescer continuamente a comunidade eproc – como se referiu aos demais tribunais que passaram a integrar o sistema nos últimos anos –, mas fez questão de salientar a autonomia do Judiciário em fazer escolhas administrativas e tecnológicas que melhor atendem suas necessidades. “Na condição de presidente do Consepre, sei que a maioria dos nossos tribunais utiliza outros sistemas, e esse é um direito que lhes assiste. Venho aqui também para proclamar essa autonomia”, garantiu.
O presidente do TJMG, por sua vez, usou da palavra para agradecer a presença de todos os seus colegas magistrados e discorreu sobre a experiência com o novo sistema eletrônico. “Ao implementar o eproc, tomamos uma medida que, embora seja arrojada, se demonstrou também acertada e cautelosa. Estamos buscando preservar e preparar os nossos tribunais para o futuro do Poder Judiciário com um sistema sustentável e amigável”, declarou. A programação do evento, com a participação de magistrados e assessores do TJSC, prossegue até amanhã, quarta-feira, 7 de maio.
Mesa de honra
Compuseram a mesa de honra do evento, além dos presidentes Corrêa Junior e Francisco Oliveira Neto, o superintendente administrativo adjunto do TJMG, desembargador Vicente de Oliveira Silva; o superintendente de Tecnologia da Informação do TJMG, desembargador André Leite Praça; o presidente do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul (TJMS), desembargador Dorival Renato Pavan; a vice-presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Jacqueline Adorno de La Cruz Barbosa; o desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) Ricardo Torres Hermann, representando o presidente da Corte gaúcha, desembargador Alberto Delgado Neto; a juíza auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) Louise Kristina Lopes de Oliveira Santana, representando o presidente da Corte acriana, desembargador Laudivon Nogueira; e o juiz do TRF4 Eduardo Tonetto Picarelli (Com informações da Dircom-TJMG).