Voltar Programa Lar Legal promove entrega de escrituras a famílias em Criciúma e Imbituba

Solenidade Lar Legal em Criciúma
 

O programa Lar Legal, de regularização fundiária do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), promoveu na última segunda-feira (1º/4) mais uma entrega de títulos de propriedade a famílias catarinenses. Desta vez, a solenidade aconteceu em Criciúma, no Salão da Paróquia Santo Antônio, no bairro Quarta Linha, e beneficiou moradores do bairro Divinéia com a entrega de 52 títulos de propriedade.

Entrega de título Lar Legal
 

O juiz Rafael Milanesi Spillere, diretor do foro da comarca de Criciúma, disse ser uma alegria estar novamente na comunidade da Quarta Linha fazendo a entrega de escrituras, o que, em sua opinião, é um ato de dignidade: “O Poder Judiciário entendeu, há 20 anos, que existem situações que merecem ser reconhecidas. Vejo pessoas de mais idade, às vezes o imóvel passou de pai para filho e as escrituras nunca chegaram. Às vezes pela burocracia, às vezes por descaso, mas o Tribunal entendeu que é necessário regularizar”.

O magistrado enalteceu ainda a parceria da administração municipal e também o engajamento da comunidade nas etapas necessárias do processo. “Só tenho a agradecer a parceria e parabenizar vocês, senhoras e senhores. Esse é o momento de vocês dividirem com a família toda essa alegria.” O juiz cooperador do Lar Legal Klauss Corrêa de Souza também esteve presente no evento.

O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, também enalteceu o dia como inesquecível para todos os envolvidos,  principalmente os beneficiados. “Hoje é um dia memorável e, com certeza, uma data que vocês nunca vão esquecer.”

Lar Legal em Imbituba

Solenidade Lar Legal em Imbituba
 

Moradores de Imbituba também foram beneficiados pelo programa Lar Legal na última terça-feira (26/3), oportunidade em que receberam os títulos de propriedade de seus imóveis. O evento de entrega dos títulos aconteceu no Salão Paroquial da Igreja São Tomás, no bairro São Tomás, e no ato foram entregues 58 títulos de propriedade a famílias dos loteamentos Campo D'Aviação e São Tomás.

Desembargador Selso de Oliveira entregando títulos do Programa Lar Legal
 

Para o coordenador do programa, desembargador Selso de Oliveira, é muito gratificante quando alguém da comunidade beneficiada diz o quanto esse programa representa. “Ter o título de propriedade me parece um dos gêneros de primeira necessidade de cada família, pois isso traz segurança. É a valorização do imóvel que, com tanto sacrifício, às vezes lutam uma vida inteira para conseguir, e depois demora tanto tempo para adquirir o documento”, enfatizou durante o evento.

Também estiveram presentes no evento os juízes João Bastos Nazareno dos Anjos, diretor do foro e titular da 2ª Vara Cível da comarca de Imbituba; Welton Rübenich, titular da 1ª Vara Cível da comarca; e Felipe Agrizzi Ferraço, titular da Vara Criminal da comarca, além da assessora jurídica do Lar Legal, Flávia Busato Pimentel.

juiz Felipe Agrizzi Ferraço entregando título de propriedade
 

“Esse é um projeto que tem sucesso em nosso município, afinal são mais de 500 títulos de propriedade disponibilizados aos cidadãos. É muito importante darmos essa condição de cidadania para as pessoas. A gente sabe o quanto é importante ter a comprovação da posse. Inclusive, já recebemos a notícia de que mais de 250 imóveis do bairro Alto Arroio serão contemplados com os títulos definitivos nos próximos meses”, afirmou o prefeito de Imbituba, Rosenvaldo da Silva Júnior. 

juiz João Bastos Nazareno dos Anjos entregando título de propriedade
 

Maria Regina Silveira, representante dos moradores contemplados, reforçou a importância da regularização dos imóveis nas duas comunidades. “Hoje, nós vemos o nosso sonho realizado, pois nos tornamos proprietários daquilo que nós trabalhamos para adquirir. Nós esperamos seis anos, mas eu creio que valeu a pena. Todos nós, nesta noite, estamos muito felizes e satisfeitos”, declarou. Com fotos e informações da Prefeitura de Imbituba

Juiz Welton Rübenich entregando título de propriedade
 

Sobre o programa:

Iniciativa do TJSC, o Lar Legal consiste em legalizar títulos de propriedade para famílias carentes residentes em loteamentos ou comunidades empobrecidas já consolidadas. Além de oficializar a propriedade às famílias, aos municípios a regularização possibilita a implementação de melhorias nos locais, com a implantação de obras de saneamento básico, iluminação pública e cobrança do IPTU.

Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa
Atendimento à Imprensa

Copiar o link desta notícia.