Programa Lar Legal regulariza propriedades em mais três cidades de Santa Catarina - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Programa Lar Legal regulariza propriedades em mais três cidades de Santa Catarina

Mais de 133 títulos chegaram às mãos de famílias catarinenses

20 Maio 2025 | 15h44min
  • Lar Legal

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) promoveu, por meio do programa Lar Legal, a entrega de títulos de propriedade para moradores do extremo oeste e do litoral norte do Estado. Ao todo, 133 famílias de três municípios receberam o documento. A iniciativa visa regularizar imóveis que, por anos, foram ocupados de forma irregular, garantindo segurança jurídica e a posse definitiva aos proprietários.

Na última semana, cerimônias de entrega ocorreram nas cidades de Belmonte, São Miguel do Oeste e São Francisco do Sul. A regularização fundiária permite que os proprietários tenham acesso a financiamentos, melhorias na infraestrutura e valorização dos imóveis, além de contribuir para o ordenamento urbano.

Em São Francisco do Sul, no Litoral Norte, a cerimônia de entrega foi realizada na manhã de sexta-feira, 16 de maio, no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora da Glória, contemplando 96 famílias que sonhavam em receber o título de suas propriedades em mãos. Com o local lotado, o evento foi marcado por momentos de comemoração e emoção. A solenidade contou com a presença de autoridades locais.

Também na manhã de sexta-feira, foi a vez de moradores de São Miguel do Oeste, no Extremo Oeste, receberem seus títulos. As 26 famílias beneficiadas são da comunidade da linha Cruzinhas. A cerimônia de entrega ocorreu no Salão Nobre do Centro Administrativo. Participaram representantes do TJSC, do Cartório de Registro de Imóveis, da administração municipal e da empresa Lumater, responsável pelo processo de regularização. Com a entrega dos títulos, os contemplados passam a ter, entre outros benefícios, acesso a financiamentos e serviços públicos.

Em Belmonte, também no Extremo Oeste, a solenidade ocorreu na noite de sexta-feira, 16 de maio. Foram beneficiadas 11 famílias do Núcleo Dispersos. Assim, esses moradores têm garantido o direito à moradia digna e à segurança jurídica. A cerimônia contou com a presença do prefeito de Belmonte, Jair Giombelli; do vice-prefeito, Cleonir Piton; da vereadora e representante da Câmara de Vereadores Daniela Mallmann; do secretário de Assistência Social, Fernando Revers; do cartorário Iraci Agostini; e de representantes da Associação para o Desenvolvimento Habitacional Sustentável de Santa Catarina (ADEHASC).

As próximas entregas do programa Lar Legal estão previstas para ocorrer nas cidades de Campo Erê, no dia 26 de maio, e de Forquilhinha e Penha, no dia 27 de maio. As solenidades simbolizam a realização de sonhos de famílias que, muitas vezes, aguardam há décadas pela titularidade definitiva de seus imóveis.

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-07:8080