Voltar Programa Novos Caminhos da Foz do Rio Itajaí promove workshop com adolescentes

Adolescentes residentes e egressos dos serviços de acolhimento da Foz do Rio Itajaí, composta das cidades de Camboriú, Balneário Camboriú, Itajaí, Navegantes, Balneário Piçarras e Penha, participaram neste mês de um workshop promovido pelo programa Novos Caminhos daquela região do Estado.

O evento, denominado "Workshop Adolescentes e seus Novos Caminhos", ocorreu no Senai de Balneário Camboriú e teve duas etapas: a primeira  com palestras sobre a apresentação pessoal e postura profissional, ministrada pelo assessor empresarial Werther Chiarini Neto; comunicação não violenta no ambiente de  trabalho, a cargo do Instituto Crescer; e, por fim, lealdade e ética no trabalho, sob responsabilidade da OAB.

No segundo momento, os 17 jovens participantes foram apresentados aos cursos disponibilizados pelo sistema Fiesc e por parceiros da CDL local, que se dispuseram a ofertar ainda cursos de qualificação profissional na área têxtil, com expectativa de breve inserção de adolescentes em vagas de que o comércio local já dispõe.

A coordenadora do programa, assistente social Francilene Laureano Moreira Krzisch, lotada na comarca de Itajaí, ressaltou o envolvimento de todos os parceiros na qualificação e na mobilização para sensibilizar o empresariado local na disponibilização de vagas, a fim de possibilitar aos adolescentes reais perspectivas de um novo caminho para sua autonomia e futura emancipação. Destacou também o apoio recebido do juiz Fernando Machado Carboni e do promotor de justiça Alan Boettger, atuantes na Infância e Juventude da comarca de Itajaí, que têm fomentado ações para articulação do programa e  ampliação de vagas de emprego a adolescentes na região .

A realização do workshop só foi possível com a articulação dos parceiros oficiais que compõem o programa na região (TJ, Fiesc e OAB) e a inclusão de novos, tais como CDL e Instituto Crescer - programa destinado à qualificação e inserção de adolescentes no mercado de trabalho -, além  da presença de um assessor empresarial que, além de palestrar, tem assessorado individualmente cada adolescente na elaboração do currículo e repassado orientações voltadas ao autoconhecimento,  a fim de verificar aptidões  e assim preparar e direcionar para as correspondentes qualificações e vagas de emprego que os parceiros têm disponibilizado. O evento ocorreu no último dia 23 de agosto.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.