Voltar Programa Novos Caminhos entrega 81 computadores para casas de acolhimento no Oeste

Em mais uma ação do programa Novos Caminhos, foram doados 81 computadores para casas de acolhimento da região Grande Oeste do Estado. As entregas dos equipamentos ocorreram na manhã desta quarta-feira (2/6) nas sedes das Vice-Presidências Regionais Oeste e Extremo Oeste da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), em evento híbrido. Em Chapecó, 22 serviços de acolhimento do Oeste que integram o programa Novos Caminhos receberam 55 computadores doados por empresas catarinenses. Na unidade de São Miguel do Oeste foram repassados 23 equipamentos para 13 serviços de acolhimento pertencentes às comarcas de São Miguel do Oeste, Dionísio Cerqueira, São José do Cedro, Maravilha e Mondaí.

Participaram a desembargadora do Tribunal de Justiça Rosane Portella Wolff; a gerente executiva de Relações do Trabalho da Fiesc, Maria Antônia Amboni; o assessor de Responsabilidade Social da Fiesc, Sandro Volpato Faria; o vice-presidente da regional Oeste da Fiesc, Waldemar Schmitz; a diretora do Senac de Chapecó, Silvana Marcon; e equipes dos serviços de acolhimento.

O programa Novos Caminhos é uma iniciativa da Fiesc, por meio da área de Responsabilidade Social do Tribunal de Justiça (TJSC) e da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), com o objetivo de inserir no mercado de trabalho adolescentes residentes nos serviços de acolhimento do Estado. Desde 2020 é realizada campanha para arrecadação de computadores com a intenção de fortalecer a inclusão digital nos serviços de acolhimento e possibilitar que crianças e adolescentes participem de aulas, cursos e demais atividades on-line.

Schmitz frisou que algumas instituições possuem apenas um computador para uso dos profissionais que atuam no local. "Com a pandemia, os parceiros do programa identificaram como a inclusão digital é frágil no contexto das crianças e adolescentes em situação de acolhimento. A partir desse diagnóstico, convidamos empresários a abraçar a campanha e contribuir com a doação de computadores ou notebooks. Quando necessário, o Senai faz a manutenção dos equipamentos", sublinhou, ao acrescentar que em todas as regiões do Estado foi apontada demanda de 318 equipamentos.

Santa Catarina possui 208 serviços de acolhimento, com aproximadamente 1.300 crianças e adolescentes acolhidos. A regional Oeste atende mais de 50 municípios e mais de 60 crianças e adolescentes. Eles recebem acompanhamento psicológico, cursos e colocação no mercado de trabalho. "A dedicação das equipes de educação do Sesi, Senai e Senac e do time que atua na aprendizagem é extraordinária. Em maio, conseguimos colocação no mercado de trabalho para dois adolescentes e temos outros três em processo de seleção. Isso é resultado de um trabalho sério e comprometido de todas as pessoas envolvidas", ressaltou a assistente social da comarca de Palmitos e interlocutora regional pelo TJSC do programa Novos Caminhos, Iolete de Jesus.

A desembargadora Rosane Portella Wolff enfatizou os esforços empreendidos pelas equipes de trabalho. "Sabemos o quanto a região tem se empenhado. Além dessa, também com outras campanhas como Corrida do Bem e Tampinha do Bem. Isso demonstra o quanto o povo oestino é coeso e irmanado quando se trata de ações em prol da sociedade e, principalmente, daqueles que precisam. Nossas crianças e adolescentes realmente necessitam do nosso apoio, do nosso carinho e do nosso estender de mão."

A assistente social da comarca de Descanso, Tânia Nunes de Ramos, é a responsável técnica do programa no Extremo Oeste. O trabalho realizado diariamente com a coordenadora regional pela Fiesc, Aline Berlanda, é recompensado em momentos de conquistas como este. "O objetivo é atenuar a difícil situação das crianças e adolescentes do acolhimento institucional, por conta do isolamento social em decorrência da Covid-19. Os equipamentos doados serão utilizados para o lazer e a educação remota, qualificando o atendimento dos acolhidos, o que nos deixa muito feliz", considerou Tânia.

Atividades on-line

O programa Abrigo Domiciliar, desenvolvido pela Prefeitura de Nova Itaberaba, recebeu três computadores. A secretária de Assistência Social, Criscieli Bianchi, explica que as crianças e adolescentes moram com famílias acolhedoras cadastradas. "A equipe da secretaria desenvolverá atividades socioeducativas e fará capacitações on-line para inserção desses jovens no mercado de trabalho. Os computadores são muito bem-vindos porque não tínhamos equipamentos para o programa", relatou.

A Casa Lar Novos Passos, de Coronel Freitas, recebeu cinco computadores. Administrada pela Associação Educacional Social e Cultural Mão Amiga, a entidade possuía apenas dois computadores, um para os serviços administrativos e outro que era dividido entre os 13 adolescentes e crianças atendidos. "Estamos construindo um escritório para a equipe técnica e com esses computadores vamos fazer uma minibiblioteca com um ambiente de estudos para as crianças e adolescentes", contou a coordenadora da Casa Lar, Glaucia Smaniotto.

Empresas parceiras

Foram recebidas doações das empresas e entidades: Adapcon, Grupo Malvee, Marisol, Engie, WEG, Floricultura Oficina da Terra, Bianco Arquitetura, Planatera, Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina e Unimed Grande Florianópolis.

Programa Novos Caminhos

O Novos Caminhos iniciou em 2013. Chapecó recebeu a turma piloto do programa que, atualmente, acontece em todo o Estado. A finalidade é desenvolver as potencialidades e contribuir para a construção da autonomia dos adolescentes que se encontram ou passaram por medida protetiva de acolhimento, a fim de proporcionar-lhes a perspectiva de uma vida adulta com qualidade e dignidade.

Ao ingressarem no Novos Caminhos, os jovens são acompanhados individualmente e encaminhados a programas de escolarização, profissionalização e atividades complementares. Os cursos de formação são ofertados pelo sistema Fiesc, por meio do Sesi e do Senai, e pela Fecomércio, através do Senac. Após concluir os módulos de capacitação, os jovens são encaminhados, a seu tempo, ao mundo do trabalho. Para que esse processo ocorra de forma adequada e segura, o programa também prevê a sensibilização e a orientação da comunidade empresarial, convidando-a a fazer parte da ação.

O programa Novos Caminhos é uma iniciativa da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (Ceij) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, juntamente com a AMC e a Fiesc. Atualmente, também integram o programa a Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), a Associação Catarinense de Medicina (ACM) e a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (Fesag).
 
Para saber mais sobre as ações do programa, acesse.

Imagens: MB Comunicação/Agência IAF/ASCOM
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.