Voltar Programa Novos Caminhos faz formatura de jovens do norte de Santa Catarina

Eles são de Joinville, Araquari e São Fco. do Sul

Vinte e um jovens que vivem em abrigos nas cidades de Araquari, Joinville e São Francisco do Sul participaram ontem (16/9) de formatura da primeira etapa do programa Novos Caminhos. A iniciativa é resultado da parceria entre a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), o Tribunal de Justiça (TJSC) e a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC).

O juiz Yon Thostes, da comarca de Joinville, representou também a AMC, e salientou que "felizmente vivemos num país onde empresários deixam suas empresas e suas famílias em vários momentos para apoiar ações como essa, de resgate da cidadania, em que se oferece um Brasil melhor para estes jovens".

O primeiro vice-presidente da Fiesc, Mário Cezar de Aguiar, destacou que a autossuficiência para exercer a plena cidadania é o maior objetivo do programa, que agora proporcionará uma nova etapa para esses jovens, por meio de formação oferecida pelo Senai e pelo Sesi. "Desta forma, eles certamente terão acesso ao emprego e a uma melhor qualidade de vida", enfatizou.

Bianca Pauletti, coordenadora do programa pelo IEL/Fiesc, ressaltou que nove módulos de capacitação trouxeram uma nova perspectiva para o grupo. Na segunda etapa, os jovens são encaminhados, se necessário, ao programa de educação de jovens e adultos do Sesi ou a um curso técnico, de aprendizagem industrial ou de qualificação no Senai.

O TJSC estima que nos próximos anos cerca de 470 jovens, ao atingirem a maioridade, deixarão os 170 abrigos no Estado. Para S.A., de 14 anos, a iniciativa ofereceu novas oportunidades. "Achei interessante e legal, aprendi muita coisa. Acredito que vai me ajudar profissionalmente", disse a jovem, que participou do programa em Joinville. Por sua vez, A.S., de 15 anos, conta que aprendeu como se comportar no trabalho e como lidar com os colegas. A mesma avaliação foi feita por R.M., de 15 anos: "O curso me deixou mais segura para fazer escolhas na minha vida", relata.

O projeto, em andamento nas Regiões Oeste, Norte, do Vale do Itajaí e da Grande Florianópolis, integra o Movimento Indústria pela Educação, que estimula o setor industrial a promover o acesso ao ensino e amplia a oferta de serviços educacionais da Fiesc (com informações da Assessoria de Imprensa da Fiesc).

Imagens: Peninha Machado / Fiesc
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa, Maria Fernanda Martins e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.