Voltar Programa Novos Caminhos forma 150 estudantes em dia de festa na praia do Campeche

O desembargador Sérgio Izidoro Heil, coordenador estadual da Infância e Juventude (Ceij), representou o Poder Judiciário em solenidade neste final de semana, quando o programa Novos Caminhos registrou a formatura de 150 estudantes na praia do Campeche, em Florianópolis.

A iniciativa é uma parceria da Federação das Indústrias (Fiesc) e suas entidades - Sesi, Senai e IEL - com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), e oferece cursos de preparação para o mundo do trabalho, qualificação profissional e educação para jovens que vivem ou passaram pelos serviços de acolhimento do estado. Por via de regra, esses jovens são oriundos de famílias fragilizadas que tiveram dificuldades en acessar direitos básicos, como saúde, escolarização, profissionalização, habitação, dentre outros.

Desde o surgimento do programa, em 2013, 426 jovens passaram pelos cursos oferecidos e 39 já estão empregados, principalmente no setor industrial. "O Programa Novos Caminhos quebra o paradigma, pois capacita e permite que os jovens tenham uma vida e um futuro melhor", discursou o desembargador Heil, durante o evento realizado no Centro de Educação, Eventos e Lazer (CEEL) da Fiesc, no Campeche, sul da Ilha.

"É dever da sociedade e das instituições trazer esperança e oportunidade a esses adolescentes", destacou o presidente da AMC, Odson Cardoso Filho. "Queremos mostrar que o jovem e a criança têm valor, independentemente de sua condição, que precisa ser respeitada. No período em que estamos trabalhando com esses jovens, queremos que suas potencialidades sejam reveladas. Nosso propósito, portanto, é ajudá-los a ter consciência do seu valor e da sua importância para a sociedade", afirmou Glauco José Côrte, presidente da Fiesc.

Ele foi homenageado pelo TJ e AMC durante a cerimônia, em razão dos relevantes serviços prestados à educação, especialmente através do programa Novos Caminhos. Após a solenidade de formatura, os estudantes - oriundos de diversas regiões do Estado - participaram de uma gincana recreativa e cultural, organizada pelos profissionais do Sesi Eventos. Uma das primeiras tarefas foi a realização de ginástica, na praia ensolarada. Para muitos deles, foi a oportunidade de conhecer o mar (com informações da Assessoria de Imprensa da Fiesc).

Veja a cobertura do evento pela WebTV.

Imagens: Divulgação/Fiesc- Heraldo Carnieri
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.