Programa Novos Caminhos promove oficina sobre cuidado emocional e inclusão    - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Programa Novos Caminhos promove oficina sobre cuidado emocional e inclusão   

Atividades foram oferecidas pela regional do Vale do Itajaí   

20 Maio 2025 | 18h05min
  • Inclusão

Neste mês de maio, duas ações realizadas na região do Vale do Itajaí reforçaram o compromisso do programa Novos Caminhos com o cuidado emocional e a inclusão social: uma oficina sobre o luto pós-desacolhimento, voltada às famílias acolhedoras de Pomerode, e uma visita ao Belli Studio, em Blumenau, que apresentou novas perspectivas profissionais para um jovem acolhido.

Em parceria com o Serviço de Acolhimento Familiar de Pomerode, o Novos Caminhos promoveu uma oficina com foco no tema “Luto Pós-Desacolhimento”. Realizada no último dia 5, a atividade foi dedicada às famílias acolhedoras e conduzida voluntariamente pela psicóloga Daniela Batschauer Schmitt. O objetivo foi proporcionar um espaço de escuta e acolhimento para refletir sobre os sentimentos que emergem após o encerramento do vínculo com crianças e adolescentes acolhidos. Durante o encontro, foram discutidas emoções como tristeza, saudade, vazio, frustração e culpa, além da importância do autocuidado e do respeito ao próprio tempo no processo de luto. A oficina também abordou estratégias práticas para lidar com esse momento sensível, reforçando o valor da rede de apoio e do olhar consciente sobre o impacto transformador do acolhimento.


 

Na mesma semana, no dia 6, representantes da equipe técnica do programa realizaram uma visita ao Belli Studio, em Blumenau. O objetivo foi apresentar o Novos Caminhos e dialogar sobre oportunidades de iniciação profissional para um jovem acolhido, com perfil e habilidades voltadas à área criativa. “Durante as três horas em que estivemos no estúdio, houve uma troca muito rica sobre o programa e os valores da empresa. Conhecemos o perfil da equipe e percebemos o genuíno interesse deles na inclusão social. Foi um encontro inspirador”, destacou a interlocutora de Responsabilidade Social da FIESC - SESI - SENAI/SC, Lígia Urbini.

Como desdobramento da visita, um adolescente em acolhimento institucional será indicado para a seletiva de um programa de trainee no fim do ano e, até lá, poderá treinar suas habilidades com uma mesa de luz cedida pelo estúdio. Em gesto afetuoso, ele também preparou um desenho para os anfitriões. Além disso, o Belli Studio se dispôs a compartilhar ilustrações autorais para serem aplicadas em paredes das casas de acolhimento de Santa Catarina. A fim de viabilizar a iniciativa, será necessário o envio das medidas dos espaços, bem como o apoio de parceiros para impressão e plotagem.  


 

A equipe, formada por Lígia, a interlocutora do TJSC Mery Ann Beppler e o coordenador do Abrigo Nossa Casa IV, Thiago Morian Krucinski, foi recebida pela diretora e produtora executiva Aline Belli e pelo diretor administrativo Márcio Belli.  

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-07:8080