Voltar Programa Novos Caminhos realiza evento de homenagens na cidade de Caçador

Na oportunidade, 19 jovens celebraram a conclusão das formações

A cidade de Caçador sediou, nesta quinta-feira (11/4), no auditório da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp), uma das últimas cerimônias de encerramento das atividades de 2023 do programa Novos Caminhos, adiadas em razão das chuvas que atingiram parte do estado no final do ano passado. Também foram realizadas homenagens pelas ações de 2024. A solenidade incluiu homenagem ao trabalho desenvolvido pelo programa nas comarcas de Curitibanos, Fraiburgo, Lebon Régis, Porto União, Santa Cecília e Videira. 

Na oportunidade, 19 jovens celebraram a conclusão das formações. O evento teve palestra com Álvaro Fernando, autor do livro “Comunicação e Persuasão: o poder do diálogo”. A mesa de honra teve a participação do juiz André da Silva Silveira, diretor do foro da comarca de Caçador, no ato representando a desembargadora Rosane Portella Wolff, coordenadora estadual da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de Santa Catarina; da juíza Lívia Franco Rocha Cobalchini, titular da Vara da Família, Infância, Juventude, Idoso, Órfãos e Sucessões da comarca de Caçador; Gilberto Seleme, 1º vice-presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), representando o presidente da FIESC, Mário Cesar de Aguiar; José Carlos Kurtz, diretor institucional e jurídico da FIESC; Waldir Binotto, conselheiro da Fecomércio Santa Catarina, representando o presidente da Fecomércio, Hélio Dagnoni; Eliane Spricigo, representando a OAB/SC, subseção Videira; Jeam Carlo Palavro, supervisor regional, pelo Senar; Lucas Burlin, representando o Centro de Integração Empresa-Escola; e Neoberto Balestrin, reitor da Uniarp. 

No seu depoimento, um dos jovens atendidos pelo programa falou da alegria em fazer parte e aprender valiosas lições que ele leva para a vida toda. “No Senai aprendi muito mesmo. Aprendi a valorizar as coisas, a ter responsabilidade. Eu não imaginava isso pra mim. Se não fosse esta oportunidade, eu estaria nas ruas. As professoras não deixaram eu desistir. Aprendi o que é certo e o que é errado. Fui para o Senai para realizar meus sonhos e estou buscando isso. Também quero dizer que eu me encontrei nas aulas de música. Não sabia nada e surgiu a oportunidade de fazer aula de música no abrigo. Fui treinando e sigo aprendendo. Gosto muito de música e até fiz uma apresentação hoje neste evento”, declarou. “Estou feliz por ter feito parte do programa”, completou. 

Todos os jovens participantes foram homenageados. Da mesma forma a equipe técnica, composta de profissionais atuantes no Novos Caminhos em 2023. Receberam a homenagem: Andreia Teresinha de Almeida, Cristiane Fernanda Werlang, Maria Alessandra dos Santos, Rosane de Fátima Schimit Shuh, Sandra Regima Ribeiro Cruz, Dayane dos Santos, Fernanda Blomer, Jeam Palavro, Lais Aparecida Gonçalves Schinkevcz, Liz Barbara Borghetti e Suelen Verginia Kool. 

Também foram homenageados os serviços de acolhimento da regional Centro-Norte: Abrigo Institucional Lar Menino Deus, de Videira; Associação dos Amigos do Abrigo Institucional Leonardo Muller Deboni, de Lebon Régis; Casa Lar Célio Thibes dos Santos; Jardim América, de Fraiburgo; Casa Lar Elvira Ribeiro Chaves, de Monte Carlo; Casa Lar Menino Deus, unidades 1 e 2, de Caçador; serviço de acolhimento para crianças e adolescentes de Porto União; e serviço de acolhimento Casa de Proteção Infantojuvenil, de Curitibanos. 

Receberam o certificado de Empresa Cidadã: Celesc Distribuição S.A., unidade de Caçador; Guararapes Painéis Indústria de MDF e Compensados, de Caçador; Indústria de Móveis Três Irmãos, unidade Caçador; Indústria de Papel e Celulose Nacional PCN, de Lebon Régis; Polpa Brasil Desidratados, de Fraiburgo; e Prefeitura de Caçador. Representando todas as empresas amigas do programa Novos Caminhos, a Uniarp recebeu a homenagem. O certificado Cidadão Amigo foi entregue para as colaboradoras da FIESC Andressa Aparecida Goetten Nunes e Samantha John Correa. Elas representaram os 46 voluntários que atuaram em ações em 2023 e em 2024 no programa. 

Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa
Atendimento à Imprensa

Copiar o link desta notícia.