Voltar Programa Saúde Itinerante do TJSC visita 4 comarcas na abertura da temporada de 2024

Com o objetivo de criar a cultura da prevenção e da promoção da saúde, da melhoria da qualidade de vida e do bem-estar no trabalho, o Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) inicia nesta temporada as visitas presenciais a diversas comarcas do Estado por meio do programa Saúde Itinerante.

A iniciativa da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV) abre 2024 com ações nas comarcas de Capinzal, Joaçaba, Campos Novos e Otacílio Costa entre os dias 12 e 15 de março. A previsão é atender 29 comarcas, de diferentes regiões, até o fim deste ano.

O programa Saúde Itinerante, destinado aos magistrados e aos servidores, teve início em 2023, em formato de projeto-piloto presencial. A intenção das visitas é conhecer a realidade das comarcas, bem como expandir a capilaridade e atenção às unidades do Judiciário catarinense.

“O programa reafirma a responsabilidade da administração com a promoção da saúde, qualidade de vida e valorização profissional dos magistrados, servidores e colaboradores do Poder Judiciário catarinense”, anotou a juíza auxiliar da Presidência Maira Salete Meneghetti.

A equipe multidisciplinar de saúde da DSQV realizou o planejamento anual de visitação, com previsão para atender quase três dezenas de comarcas. A chefe da Divisão de Atenção à Saúde, Cecília Ogliari Schaefer, explica que cada unidade participante pode optar por uma ou mais das seguintes atividades: sinais vitais; prática integrativa complementar; constituição corporal; saúde mental e trabalho; cuidados bucais; pausa ativa; e autocuidado.

A comarca pode solicitar as atividades citadas à equipe da DSQV. Para isso, basta entrar em contato pelo e-mail dsqv.das@tjsc.jus.br. “Esse momento de aproximação entre a Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida e as comarcas é crucial para pensarmos em saúde estando perto dos servidores e magistrados”, afirma a diretora da DSQV, médica Graciela de Oliveira Richter Schmidt.

Imagens: Divulgação/TJSC
Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa
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