Voltar Projeto da comarca de Criciúma alegra Páscoa de crianças e adolescentes em acolhimento

Cerca de 40 crianças e adolescentes acolhidos institucionalmente nos três abrigos da comarca de Criciúma passaram por uma experiência diferente nesta última Semana Santa. Graças a solidariedade, a doação e aos sentimentos mais nobres que se manifestam em datas especiais, como na Páscoa, voluntários da comarca de Criciúma fizeram com que os acolhidos e acolhidas tivessem uma tarde de brincadeiras, alegrias, sorrisos e guloseimas na última quinta-feira (6/04), em evento realizado no Sesc daquele município.

Lanche solidário para crianças acolhidas de abrigos da comarca de Criciúma.
 

Foram beneficiados os acolhidos nos abrigos Nossa Casa, Lar Azul e Florescer da comarca de Criciúma, que abrange os municípios de Siderópolis, Treviso e Nova Veneza e também da cidade vizinha de Forquilhinha.

A ação foi mais uma iniciativa do projeto Acolhendo com Amor que, através de colaboração solidária entre os profissionais que atuam no fórum local, doadores e apoio de empresas, puderam oferecer uma estrutura com diversos brinquedos infláveis, jogos, doces e pintura facial, entre outras atividades lúdicas e um farto lanche.

Nesta edição do ‘Acolhendo com Amor na Páscoa’, a iniciativa também contou com a parceria do Programa Novos Caminhos, do TJSC, e empresas parceiras, que é focado na profissionalização de jovens em acolhimento com mais de 14 anos para inserção no mercado de trabalho.

Entrega de ovo de Páscoa.
 

Para o juiz Pablo Vinicius Araldi, titular da Vara da Infância, Juventude e Anexos da comarca, iniciativas sociais, como esta, fazem a diferença para as crianças e adolescentes que, mesmo que por um breve momento, deixam seus lares de acolhimento e se dedicam exclusivamente a serem crianças, se divertirem e receberem toda a atenção e carinho que lhes é de direito.

“O acolhimento é uma medida provisória e excepcional, mas que traz grande impacto a criança ou adolescente. Além de garantir a segurança e suprir as necessidades, devemos garantir que tenham também bons momentos, quando for possível proporcioná-los”. O magistrado enalteceu ainda o projeto, iniciativa social da equipe da Vara da Infância, além da recente colaboração feita com as empresas parceiras e que já participam do programa Novos Caminhos.

A coordenadora do abrigo Lar Azul, Daiana Carla Coan, destaca que ações como esta são de fundamental importância, porque esse momento, muitas vezes, não é comum. O simbolismo da Páscoa, o ato de se doar e a toda a equipe de voluntários que organizou todo o evento, segundo ela, são um grande exemplo de solidariedade.


Atividade com criança beneficiada.
 

“É isso que nós enquanto Estado, enquanto estar cuidando dessas crianças, pode estar fazendo uma Páscoa diferente, mais alegre, mais gostosa, com chocolate, que é o que toda criança gosta”. Segundo ela, independentemente de estarem ou não em acolhimento, as crianças têm a expectativa de ver o coelhinho e ganharem seu ovo de Páscoa, como qualquer outra criança. “E como estão em um processo de acolhimento, muitas vezes é mais complexo e mais difícil, também por não ter a família próxima. Então acabamos exercendo esse papel, ou tentando, pelo menos para que seja um momento gratificante, de bastante amor e afeto”, encerrou.

Foram apoiadores da ação especial de Páscoa as empresas e entidades: SESC, Fiesc, Unicred Centro Sul, Joice Locação de Brinquedos, Bruna Damiani Cantinho da Confeitaria, Coopera, de Forquilhinha, Rosângela Ronsoni Carminatti Salgados e Doces, Confraria Do Pão, de Siderópolis, Andréia Padaria Confeitaria e Café, Falcon e Roger Energy, Sorveteria Venezia 311, Emporium e Cia, Restaurante Gran Belluno Grill, Aline Marques Confecção.

 

Acolhendo com Amor no inverno

Através de todo o apoio obtido e grande engajamento nas doações, o valor excedente arrecadado na caixinha do projeto será usado para a compra de 50 cobertores que serão entregues aos abrigos.

A nova etapa da arrecadação, agora denominada ‘Acolhendo com Amor no inverno’, aceita doações de qualquer valor. Interessados podem entrar em contato com a assessoria da Vara da Infância da comarca de Criciúma no telefone e WhatsApp (48) 3403-5371. O projeto agora também conta com página no Instagram no @projetoacolhendocomamor.tjsc​

Iniciado em outubro de 2021, o projeto Acolhendo com Amor promove ações sociais e recreativas para as crianças e jovens em situação de acolhimento institucional na comarca. A próxima ação, após a arrecadação para os cobertores, será para o Dia das Crianças.

Imagens: Divulgação/Comarca de Criciúma
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.