Voltar Projeto de Gestão Ambiental do Tribunal atrai a atenção dos deputados na Alesc

Parlamento já pensa em firmar parceria com TJ

A servidora e Phd em Direito Elizete Lanzoni Alves, integrante da Secretaria de Gestão Ambiental do Tribunal de Justiça, apresentou neste mês, em reunião com deputados que compõem a Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, o projeto de gestão socioambiental desenvolvido pelo Poder Judiciário de Santa Catarina.

De acordo com Elizete, o projeto, iniciado em 2000, tornou-se referência nacional e já foi duas vezes premiado. Consiste basicamente no desenvolvimento de ações voltadas principalmente para a coleta seletiva de lixo, destinação adequada dos resíduos, otimização do uso de recursos, entre outras. "A gestão socioambiental no poder público consiste em assumir a responsabilidade em relação a práticas administrativas institucionais em prol do meio ambiente, a partir do equilíbrio entre o social, a economia e o meio ambiente", explicou Elizete.

Entre os resultados alcançados pelo projeto, estão a fim do uso de copos plásticos em alguns setores do Judiciário e a melhoria na qualidade de vida no ambiente de trabalho. Elizete explicou que o projeto também desenvolveu várias outras ações, como a conscientização e a sensibilização dos servidores, licitações sustentáveis com o uso da logística reversa (na qual o fornecedor ou vendedor de determinado produto compromete-se a recolhê-lo e dar a destinação correta após o descarta, como é o caso das lâmpadas) e até a coleta das bitucas de cigarro.

"Resíduo é bem público a ser cuidado, que temos que cuidar enquanto gestores. E o poder público deve dar respostas e exemplos nessa área", afirmou. De acordo com o presidente da comissão, deputado Gean Loureiro (PMDB), será encaminhada à Mesa da Assembleia Legislativa a sugestão para a celebração de um protocolo de colaboração entre o TJ e Alesc para aprimorar as ações do Parlamento catarinense na área de gestão socioambiental. "É um exemplo do que pode ser feito e algo que nós podemos fazer aqui na Assembleia", afirmou.

Elizete, recentemente, também proferiu palestra no Tribunal de Justiça do Espírito Santo e na Procuradoria Geral da República. Nas duas ocasiões, falou sobre o Plano de Logística Sustentável (Resolução 201/15 - CNJ) (Com informações do Portal de Notícias da Alesc).

Imagens: Divulgação/Alesc
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.