Voltar Projeto do PJSC vai ao encontro do tema da ONU no Dia Mundial do Meio Ambiente 2023 

Em alusão ao 50º aniversário do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado anualmente em 5 de junho, a Secretaria de Gestão Socioambiental (SGS), do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), divulga na Semana do Meio Ambiente publicações relacionadas à produção, ao consumo e à destinação do papel e do plástico. 

O foco da campanha da Organização das Nações Unidas (ONU) deste ano, “Soluções para a poluição plástica”, é dirigido ao impacto dos plásticos. Tema que, pela emergência de ser colocado em debate, já foi apresentado no “Dica de Sustentabilidade”, projeto do PJSC que busca vincular temas da sustentabilidade à realidade do trabalho e apresentar alternativas e soluções para as questões ambientais que envolvem as atividades desenvolvidas no Judiciário catarinense, por meio de pequenos vídeos animados. 

Além do vídeo “Dica de Sustentabilidade - Copos Plásticos: descarte essa ideia”, que mostra os impactos dos plástico, a Gestão Socioambiental e a Diretoria de Infraestrutura apresentaram ao longo do ano passado ações para a redução do consumo de plásticos no PJSC, como a campanha “Traga seu copo e caneca”, que visa reduzir o uso de copos plásticos descartáveis, informar sobre os impactos desse material e incentivar os servidores a substituir os copos descartáveis por opções mais sustentáveis. 

Necessário destacar que, para reduzir o consumo de plástico, é preciso buscar ações ambiciosas em conjunto, unindo governos, iniciativa privada e sociedade civil num esforço global. Entre essas ações, o fortalecimento dos sistemas de gerenciamento de resíduos, coleta seletiva e reciclagem - sem usá-los como uma rota de fuga à crise ou como uma solução milagrosa para os resíduos plásticos, como visto nas últimas décadas - e  a redução do consumo e da produção de embalagens plásticas e descartáveis, transformando nossa relação com os produtos de uso único, substituindo tais produtos por alternativas duráveis e/ou tornando-os dispensáveis, além de pensar na melhoria das regulamentações e na introdução de incentivos que desestimulem a produção de plástico virgem.  

Para que mudanças aconteçam, é necessário que cada um faça sua parte. Que tal começar a partir do apoio à redução do consumo de plástico no PJSC? Conheça mais sobre o tema na playlist Dicas de Sustentabilidade

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.