Voltar Projeto investe em ação para fortalecer vínculos e prevenir violência e uso de drogas

Ação conjunta é desenvolvida em Itajaí

A Central de Penas e Medidas Alternativas, implantada mediante parceria entre Poder Judiciário, Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania e Ministério Público, está desenvolvendo o projeto Diálogo em Família, para promover discussão com estudantes e familiares do ensino fundamental das escolas municipais de Itajaí sobre temas de grande relevância social. Neste segundo semestre, o projeto iniciou no dia 12/8, na Escola de Educação Básica José Medeiros Vieira, no bairro São Vicente.

O trabalho conta com a participação de Secretarias Municipais de Educação e Saúde e com o assessoramento técnico do projeto Escolhas (projeto de extensão desenvolvido pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali). O foco principal é o fortalecimento dos vínculos para prevenção da violência e uso de drogas.

O uso indiscriminado dos mais variados tipos de drogas ilícitas cresce notoriamente entre adolescentes. A frustração, a timidez e a necessidade de aceitação no círculo de amizades são alguns dos motivos que levam a essa prática, que pode resultar em  violência e aumentar a criminalidade. Por isso a importância do projeto. Os encontros são realizados mensalmente e neles são promovidas ações com enfoque na prevenção da violência, abuso da sexualidade e uso de drogas lícitas e ilícitas.

Os temas abordados são: desenvolvimento da criança e do adolescente - alterações físicas e psicológicas; uso e abuso de substâncias psicoativas e sua relação com a criminalidade; influências da mídia no comportamento da criança e do adolescente; e a promoção do encontro em família. Entre agosto de 2014 e junho de 2015 foram realizados 23 encontros em 11 Escolas Municipais de Educação Básica, com a participação de 368 pais.

Para este segundo semestre, o projeto beneficiará três unidades: a Escola de Educação Básica José Medeiros Vieira, no bairro São Vicente; a Escola de Educação Básica Profª Inês Cristofolini de Freitas, no bairro Itaipava; e o Centro Educacional Pedro Rizzi, na Cidade Nova.

Imagens: Divulgação - Central de Penas e Medidas Alternativas
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.