Voltar Psicóloga da Ceij palestra sobre falsas memórias no âmbito do depoimento especial
A psicóloga Helena Berton Eidt, da Coordenadoria da Infância e da Juventude (Ceij), ministrou no dia 25/10 o curso "Falsas Memórias: Escuta de crianças e adolescentes em situação de suspeita de abuso sexual e o Depoimento Especial". A temática abordou os fundamentos da entrevista investigativa, técnica aplicada no depoimento especial para a obtenção do testemunho fidedigno de crianças e adolescentes.
 
A discussão do assunto e o conhecimento sobre o funcionamento da memória tornam-se fundamentais no debate dos aspectos envolvidos na tarefa de entrevistar vítimas ou testemunhas de violência, especialmente após a promulgação da Lei n. 13.431/2017 e da Resolução Conjunta GP/CGJ n. 8 de 2018, que dispõem sobre o depoimento de crianças e adolescentes, respectivamente em âmbito nacional e no Judiciário catarinense.
 
O curso foi oferecido a estudantes de psicologia, psicólogos e operadores do direito durante o II Congresso de Psicologia das Regiões Meio-Oeste, Oeste e Extremo Oeste de Santa Catarina, na Unoesc, em Joaçaba.
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Fabrício Severino
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.