Voltar Psicólogo ajuda adolescentes a pensar sobre o futuro fora das casas de acolhimento

Adolescentes que participam do programa Novos Caminhos nas comarcas de Lages, Bom Retiro e Correia Pinto têm a oportunidade de pensar e se preparar para o futuro. Alguns deles devem deixar em breve a casa de acolhimento onde vivem. Esta é a primeira vez que o programa oferece apoio psicológico a eles e com essa finalidade. Os atendimentos já iniciaram e devem se estender até o mês de novembro.

O psicólogo Gabriel Lopes Rosa Feigel trabalha há 10 anos com a escolha profissional de adolescentes. A maior parte desse tempo com estudantes de escolas particulares. “Está sendo uma experiência muito rica. Desafiadora porque temos que ter muito cuidado na forma de transmitir essa base de informação, que muitas vezes faltou a eles, sobre coisas básicas como trabalho, renda e estudo. Outra preocupação é a parte emocional. Às vezes, uma palavra mal colocada pode ferir, mexer com os sentimentos. Há um cuidado triplicado para tentar ajudar.”

Neste trabalho, Gabriel utiliza algumas dinâmicas para conhecer cada um dos cinco adolescentes atendidos, criar uma relação de confiança e assim construir e fortalecer vínculos. O intuito é ajudá-los a pensar no projeto de vida e não apenas na profissão que desejam ter. Neste ponto entram questionamentos como: você quer viajar, conhecer a praia, ter um carro ou casa?

O primeiro passo é visualizar esse futuro mais feliz, diz Gabriel. “Quando eles têm clareza do que querem, fica mais fácil traçar o caminho que precisa ser percorrido. Vamos chegar ao momento de falar do trabalho para conseguir tudo o que almejam. Então, reforçamos que para isso é necessária a conclusão dos estudos. É sabido que as melhores oportunidades de trabalho exigem uma melhor qualificação, por isso os incentivamos.”

Dias melhores

De todos os encontros os adolescentes saem com uma tarefa. Uma delas tratou das vocações para apontar aptidão geral, numérica, artística ou físico motora, por exemplo. “Conversamos sobre as habilidades que têm, as que gostariam de desenvolver e como desenvolvê-las. É uma intervenção bem rica porque eles pensam sobre o que é e precisam aprender em determinada profissão.”

Para Gabriel, uma das manifestações que mais chamaram atenção em relação ao que desejam não está ligada a coisas materiais. “Foi unânime o querer estar junto à família. O que para muitos parece banal, para eles é sonho. Não almejam ganhar milhões, só querem viver perto dos familiares.” Para o profissional, se os adolescentes que deixarem as casas de acolhimento conseguirem constituir uma família e ter um trabalho, valeu muito a pena o esforço de todos.

“Temos que dar o melhor para viabilizar esse futuro promissor. Todo mundo precisa dessa atenção, mas eles um pouquinho mais. Têm muitas feridas, e precisamos levar isso em consideração. O Novos Caminhos está sendo uma ótima oportunidade para eles se prepararem.”

Um dos participantes tem 17 anos e deve deixar a instituição, em Lages, no mês de agosto. Ele aprovou os primeiros atendimentos e conseguiu compreender a proposta de pensar sobre o que vem pela frente. “Eu quero progredir, ser mecânico industrial, sustentar minha mãe e ter meu carro”, planeja. O garoto está acolhido há cinco anos. Faz quatro anos que participa do Novos Caminhos. Atualmente, aguarda a resposta de uma empresa sobre poder ocupar uma vaga como menor aprendiz.

Sobre o programa

O programa Novos Caminhos é uma iniciativa do PJSC, Fiesc e AMC e tem como objetivo ajudar jovens que estão prestes a sair das casas de acolhimento pelo limite de idade, ao oferecer alternativas de qualificação para o mercado de trabalho, por meio de cursos profissionalizantes e encaminhamento para vagas de emprego em empresas parceiras do projeto. A ideia é que eles ganhem autonomia e independência financeira na vida fora dos abrigos.

Atualmente, também integram o programa a Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), a Associação Catarinense de Medicina (ACM) e a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (Fesag).

Imagens: Divulgação/Comarca de Lages
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.