Voltar Quem compareceu no Rita Maria não se arrependeu e fechou acordo: 75% de conciliação

O primeiro dia da Semana Nacional da Conciliação em Florianópolis, que acontece nas dependências do Terminal Rodoviário Rita Maria, demonstrou índice de comparecimento ainda modesto, mas resultados bastante alvissareiros. Foram realizados 41% das audiências programadas para o período, com composição exitosa em 75% dos casos.

Esse primeiro resultado, ainda que parcial, indica que o cidadão que busca resolver seus problemas através da conciliação encontra ambiente propício nas mesas de atendimento disponibilizadas pelo Tribunal de Justiça, organizador do evento, e ocupadas por parceiros como Casan, Celesc, Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif), Executivo Fiscal do Município e Procon Municipal.

Cerca de 90% dos casos reportam a relações de consumo, cujos acertos significam a suspensão de restrições creditícias e o retorno do consumidor ao status de bom comprador. O Mutirão da Conciliação serve tanto para pessoas físicas quanto jurídicas.

Na segunda-feira (23), aliás, foi registrada a maior negociação desta edição até o momento. Uma empresa de pescados da Capital obteve concessões da Celesc para parcelar um débito que já alcançava R$ 130 mil. Ela acertou pagar 10% do montante agora e dividiu o restante da dívida em outras 12 parcelas.

No Estado, os mutirões acontecem em outras 12 cidades: Ipumirim, Timbó, Descanso, Ituporanga, Videira, Tijucas, Anchieta, Rio do Sul, Papanduva, Lages, Mondaí e Ascurra. Os resultados do interior indicam a realização de 65 conciliações, inclusive transação penal, com a homologação de R$ 306 mil em valores acordados. No geral, neste primeiro dia, trabalharam 76 pessoas - entre magistrados, juízes leigos, conciliadores, voluntários e pessoal de apoio e organização - para o atendimento de 513 cidadãos. 

Imagens: Gustavo Lacerda Falluh / Assessoria de Imprensa do TJSC
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.