Voltar Racismo estrutural é o tema em discussão na 13ª edição do podcast 'Conexão Justiça'

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o Brasil tem mais de 120 milhões de negros - pessoas que se declaram de cor preta ou parda -, e isso representa 56% da população do nosso país. São a maioria, mas uma maioria que convive com uma realidade bem diferente dos demais brasileiros.

Em relação aos brancos, as pessoas negras têm, em média, menores níveis de escolaridade e renda e maiores níveis de mortalidade e desemprego. Muitas teorias podem explicar as origens dessas desigualdades; uma em especial, que ganha bastante atenção e também provoca críticas, é a do racismo estrutural.

Esse é o tema da 13ª edição do "Conexão Justiça", o podcast do Poder Judiciário de Santa Catarina, que tem a participação do juiz Edison Alvanir Anjos de Oliveira Junior, titular da 2ª Vara da comarca de Pomerode e coordenador do Grupo de Trabalho (GT) Diversidades do PJSC; da servidora Ellen Caroline Pereira, assistente social lotada na comarca de Gaspar; e do psicólogo e mestre em direito Daniel Fauth Martins.

Produzido pelo Núcleo de Comunicação Institucional (NCI), do PJSC, o programa é apresentado pelo jornalista e servidor do Judiciário catarinense Francis Silvy Rodrigues e pode ser conferido no canal do PJSC no YouTube.

Assista ao episódio completo.

Imagens: Divulgação/TJSC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.