Reclamação pré-processual tem resolução de caso em tempo recorde em SC - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
Conciliação foi coordenada pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania
- Conciliação
O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc Estadual Catarinense) registrou recentemente mais uma conciliação exitosa, marcada, sobretudo, pela celeridade na resolução do conflito através dos métodos autocompositivos. Uma das reclamações pré-processuais (RPP) do projeto, que envolvia a Cooperativa de Crédito, Poupança e Investimento do Sul do Estado de Santa Catarina (Sicredi Sul SC), foi resolvida e sentenciada em 24 horas após a sua distribuição, por meio de homologação de acordo.
O juiz coordenador no Cejusc, André Alexandre Happke destaca a importância do trabalho em conjunto para procurar através da atividade colaborativa o restabelecimento não apenas dos créditos entre as partes, mas também dos laços entre os associados e a cooperativa. No próximo dia 30 de outubro, essa atividade temática com recuperação de haveres de cooperativas de crédito completará um ano.
O magistrado assinala que desse tema possui mais de 200 procedimentos distribuídos nos últimos meses, cuja pauta específica já opera de forma permanente. Neste segundo semestre existem mais de 100 dessas sessões designadas. Ao todo já foram atendidas 412 RPP da área. “As atuações temáticas como esta das cooperativas de crédito, buscando realinhar sua relação com os cooperados por caminhos consensuais mediados é uma das frentes de trabalho do Cejusc Estadual Catarinense orientadas pala Cojepemec. Relativamente a esse tema, os dados que temos revelam êxito de 30% em volume de valores trazidos ao pré-processual”, pontua a desembargadora Fernanda Sell De Souto Goulart, coordenadora em exercício da Coordenadoria Estadual do Sistema dos Juizados Especiais e do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos