Voltar Rede de solidariedade do TJSC arrecada donativos para as vítimas da tragédia no RS

Fóruns e unidades do Judiciário catarinense disponibilizam caixas de coleta

A rede de solidariedade formada pela campanha do Tribunal de Justiça de Santa Catarina para auxiliar as vítimas da tragédia climática no Rio Grande do Sul engajou magistrados, servidores e demais colaboradores em diversas regiões do Estado. No Tribunal de Justiça e na comarca da Capital foram arrecadados água, cobertores, roupas de cama e ração para cachorros. Além disso, cerca de 50 móveis entre armários, mesas e estantes foram doados e já seguem para a cidade de Igrejinha. 

“Santa Catarina é um Estado que possui experiência na rápida resposta a catástrofes climáticas. A atuação de todo o quadro do Poder Judiciário reflete perfeitamente o perfil resiliente de nossa população. Essa é, sem dúvida, a maneira mais eficaz de oferecer apoio e conforto à população gaúcha nesse momento tão delicado”, pontua o diretor-geral administrativo, Alexsandro Postali.

Na comarca de Lages, na Serra catarinense, a mobilização para arrecadar os donativos começou na segunda-feira (6/5). A primeira remessa de roupas, calçados, alimentos e água entre outros itens já foi encaminhada à igreja Assembleia de Deus, que faz a triagem de tudo o que chega. Um caminhão sairá na sexta-feira (10/5) com as doações, com destino aos municípios de Estrela, Lajeado e Encantado.

A caixa coletora permanecerá no Fórum até essa data para quem ainda deseja ajudar. “Ao esvaziarmos a caixa, chegaram novas doações, e ainda temos outros objetos maiores doados pelos servidores para encaminhar. Que esta corrente de bondade traga algum alento aos nossos vizinhos, que tanto vêm sofrendo”, reforça a chefe de secretaria Yonara Zeschau Schimitz Silva.

O assessor jurídico Guilherme Martins Santilino, um dos mobilizadores da campanha na comarca, diz que chegaram colchão e cadeira de rodas. “Com o esforço de cada um vamos fazendo nossa parte. Qualquer ajuda é bem-vinda”, ressalta. Quem quiser ser voluntário na triagem pode se dirigir à igreja próximo à praça Joca Neves, no Centro de Lages.

No norte do Estado, servidores da comarca de Joinville mobilizaram-se em prol de uma campanha de arrecadação de roupas de cama e de banho, edredons, água, itens de higiene e ração. Os donativos foram encaminhados para a sede do corpo de bombeiros da cidade, que funciona como ponto de coleta para envio ao Estado vizinho.

Já na comarca de Criciúma, na região Sul, o ponto de coleta está localizado embaixo da escada, no térreo, e já recebeu diversos itens para doação. O sargento Deoclesio Marcos Silvestre, do corpo de guarda do Fórum, em conjunto com amigos e moradores do bairro São Luiz, naquela cidade, se encarregou de receber os donativos arrecadados para enviá-los ao bairro Veranópolis, na cidade de Cachoeirinha, região metropolitana de Porto Alegre. As doações serão encaminhadas na segunda ou terça-feira ao município gaúcho. Os principais itens solicitados são materiais de limpeza e higiene pessoal, fraldas, alimentos não perecíveis, água e roupas. As doações continuam na próxima semana, no mesmo local. 

Na comarca de Içara, magistrados e servidores fizeram uma arrecadação coletiva, em iniciativa capitaneada pela assistente social da comarca, Raquel Horner, e adquiriram 2,5 mil garrafas de 500 ml de água, 450 litros de água em galão e materiais de limpeza variados. Os itens serão encaminhados para um grupo de voluntários do município de Porto Alegre. 

Na comarca de Blumenau, no Vale do Itajaí, a arrecadação de donativos para auxiliar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul teve início na tarde desta terça-feira (7/5). Na caixa localizada no piso térreo do Fórum Central de Blumenau, próximo à escadaria, já há itens como água, alimentos não perecíveis e ração animal. O local, de fácil acesso e visível, foi escolhido para promover melhor engajamento na campanha solidária do Judiciário catarinense. Os itens arrecadados serão direcionados aos pontos oficiais de coleta do município.

Solidária, a comarca de Timbó, também no Vale do Itajaí, uniu esforços para arrecadar itens em benefício da população do Rio Grande do Sul. Foram doados galões de água, itens de higiene pessoal (para idosos, adultos e crianças), produtos de limpeza, toalhas, roupas de cama, alimentos, ração animal, roupas e calçados em geral. Os itens serão transportados pelo município ao Estado vizinho.

Doe você também

Os fóruns e as unidades do Judiciário catarinense disponibilizam caixas de coleta em locais visíveis e acessíveis para posteriormente enviar os donativos ao Estado vizinho. Além disso, quem quiser realizar doação em dinheiro pode fazê-lo preferencialmente pelo Pix oficial do Estado do Rio Grande do Sul: CNPJ 92.958.800/0001-38 – Banrisul.

Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa
Atendimento à Imprensa

Copiar o link desta notícia.