Voltar Renato Roberge toma posse como novo desembargador do Tribunal de Justiça de SC

Posse de Renato Roberge
 

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) empossou na tarde desta quinta-feira (21/3) o seu mais novo desembargador, Renato Luiz Carvalho Roberge. O magistrado foi promovido por antiguidade em eleição realizada na última sessão do Tribunal Pleno e assume o cargo em vaga decorrente da aposentadoria do desembargador Salim Schead dos Santos.

Estiveram presentes na sessão solene, realizada na Sala de Sessões Ministro Teori Zavascki, autoridades dos três poderes estaduais, desembargadores (ativos e inativos ddo TJSC e de outros tribunais), do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC) e da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), além de deputados e lideranças políticas e de entidades de classe.

Renato Roberge tomando posse
 

O novo membro da Corte ingressou na sala de sessões conduzido pelos desembargadores Pedro Manoel Abreu e Stephan Klaus Radloff e logo após prestou o compromisso para o cargo e assinou o termo de posse. Na saudação ao novo integrante do Pleno em nome dos demais colegas, o desembargador Ricardo Roesler lembrou do período em que trabalhou com o empossado na mesma comarca. ”Atuou por 22 anos em Joinville, oito deles na Vara Criminal e Tribunal do Júri e 14 anos na Vara da Fazenda Pública. Desde então, aprendi a admirá-lo. Renato edificou com seus próprios méritos uma brilhante trajetória no Judiciário. Bem-vindo ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina, que passa a ser maior com a sua presença”, complementou.

Renato Roberge assinando documento em posse
 

Tomado pela emoção, Renato Roberge relembrou passagens da infância e homenageou o pai, o saudoso desembargador José Roberge, bem como a esposa Roberta. “Meu pai forjou a pessoa que sou hoje, não apenas pelo exemplo como magistrado mas também como meu professor, na instituição em que me formei. Jamais vou atingir a marca que aquele homem atingiu, mas busco exercer a judicatura honrando o seu nome. Aqui neste Tribunal, buscarei elevar cada vez mais a Justiça de Santa Catarina”, frisou.

Renato Roberge discursando em cerimônia de posse
 

“Somos testemunhas da força, do nome forte e da lealdade de Vossa Excelência, pelo qual todos temos carinho e amizade. Hoje é um dia representativo disso. É um dia de alegria, de reconhecimento e também um dia de novos desafios, que nós todos sabemos que Vossa Excelência irá bem desempenhar, como já vem fazendo como desembargador substituto”, destacou o presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, desembargador Francisco Oliveira Neto, ao concluir a solenidade de posse.

Renato Roberge empossado
 

Natural de Florianópolis, Roberge iniciou na magistratura em fevereiro de 1995. Atuou nas comarcas de Curitibanos, Santa Cecília, Blumenau, Gaspar, Brusque e Indaial. Foi titular nas comarcas de Otacílio Costa - onde foi o primeiro juiz da comarca -, Ibirama e Mafra. No 1º grau, sua última unidade foi a 1ª Vara da Fazenda Pública da comarca de Joinville. Em abril de2023, o magistrado foi promovido ao cargo de juiz de Direito de 2º grau. Atualmente, integra a 6ª Câmara Civil do TJ.

Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa
Atendimento à Imprensa

Copiar o link desta notícia.